Nova Venécia implanta sistema de gestão escolar

Prefeito André Fagundes e Secretária de Educação, Wanessa Zavarese Sechim, no lançamento do Sistema de Gestão Escolar

A Prefeitura Municipal de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), lança sistema de gestão escolar para uso próprio e das Unidades Escolares do município. Nesta sexta-feira, 25, estiveram em formação técnicos da Seme, secretários escolares, instrutores e professores de informática. Esse público é quem auxiliará professores e alunos/famílias no acesso ao Sistema, que poderá ser utilizado a partir do segundo semestre. Os estudos ocorreram no laboratório de informática da Multivix Nova Venécia, uma grande parceira da educação veneciana neste contexto pandêmico que estamos vivenciando, sempre se colocando à disposição do município e viabilizando todos os cuidados com os protocolos sanitários.

O novo sistema de gestão escolar adquirido pelo município consiste em um Módulo Acadêmico, em que as informações relativas à vida escolar dos estudantes serão registradas, processadas e disponibilizadas por meio de acesso com login e senha enviados para as famílias na segunda quinzena de julho. A partir daí, os pais e/ou responsáveis poderão acompanhar seus filhos na escola sem sair de casa. O diferencial é que o aluno e as famílias terão, na palma da mão, como visualizar suas notas, atividades e frequência com mais facilidade. Imagina fazer a matrícula da criança sem sair de casa. Pois essa é mais uma das possibilidades desse sistema: a matrícula online.

Acessando a plataforma do sistema pelo celular ou computador, as famílias são direcionadas a uma sala virtual com todo o conteúdo trabalhado pelo professor em sala aula presencial através de links de vídeos, áudios, imagens, outros tipos de arquivos, recados e demais informações, de forma individual ou coletiva, que resultem na interação entre professores e seus alunos/familiares.

Para a escola, o sistema terá uma importância vital, pois oferecerá informações sobre aulas previstas, aulas dadas, frequência dos estudantes, registro de conteúdos, resultados de avaliações e a inserção das Atividades Pedagógicas não Presenciais ( APNPs). O objetivo com o uso sistemático desse módulo é que seja instituído o diário eletrônico nas escolas da rede municipal de ensino, facilitando o trabalho do professor.  A partir dos resultados gerados, serão disponibilizados boletins, declarações, históricos escolares, certificados, formulários, ofícios, bem como convertem todas as informações em arquivos digitais, que vão sendo catalogados, organizados em pastas eletrônicas, continuamente atualizadas, diminuindo a circulação de papéis.

A Secretaria Municipal de Educação disponibilizará tutoriais, manuais e o suporte técnico sobre o sistema para que as escolas incluam os relatórios no ambiente administrativo e pedagógico de forma integrada. Os professores, supervisores e diretores escolares terão formação, no dia 29 de junho, nos turnos matutino e vespertino, respeitando seus respectivos horários de trabalho.

Os gestores escolares, coordenadores, supervisores escolares, secretários escolares e  professores terão acessos diferenciados ao sistema, inserindo informações conforme suas atribuições.

“A aquisição de um sistema de gestão escolar insere Nova Venécia novamente no ambiente da tecnologia educacional e instrumentaliza os profissionais num curto espaço de tempo para melhor interação entre a família e a escola. O uso da tecnologia não deveria ser imposto pela pandemia, ter um diário digital é uma ferramenta básica ao trabalho do professor. Há muito tempo já se fazia educação no município dessa forma, entendemos que, no contexto atual, é impossível prosseguir sem essa conexão.” destacou a Secretária Municipal de Educação, na ocasião, a secretária parabenizou os secretários escolares pelo empenho no cadastro de todos os alunos da rede no sistema.

O prefeito de Nova Venécia que esteve presente durante a formação, agradeceu a Multivix mais uma vez pela parceria se disse muito feliz com mais conquista do município em prol da educação veneciana “Começar nossa gestão assim, priorizando a educação, é motivo de muito orgulho pra nós. Obter resultados diferentes estagnados com as mesmas ações não nos fará avançar, nossa previsão é aumentar os investimentos em recursos para educação.”

Assista ao vídeo: