Nova Venécia garante educação financeira desde julho a 3.791 estudantes

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, aderiu ao Programa Aprender Valor do Banco Central do Brasil, em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), desde junho de 2021. Durante o mês de julho, as Unidades de Ensino se cadastraram na Plataforma do Programa chegando ao número de 47 escolas inscritas, totalizando 3.791 alunos e 236 professores.

Com o Programa Aprender Valor estruturado, a Secretaria Municipal de Educação vai acompanhar sua implementação a partir da formação dos professores e gestores, da execução e da avaliação do Programa em toda a rede através de indicadores gerados pelo próprio Programa.

Esses indicadores possibilitarão que a rede potencialize os esforços para a mobilização e garanta que as escolas participantes possuam os recursos humanos e físicos necessários para implementação bem-sucedida do Programa. O acompanhamento não se restringe apenas ao momento de adesão, mas acontecerá em todas as etapas do Aprender Valor. “O monitoramento agrega maior controle e racionalidade à gestão do Programa, aproximando as escolas do objetivo de estimular e desenvolver a cidadania financeira que é um direito de aprendizagem dos estudantes previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a ser garantido pelos sistemas de ensino como vem fazendo Nova Venécia.” ressaltou a Secretária de Educação do município.

Com os 3791 estudantes de 1º ao 9º anos e 236 professores já cadastrados, esse aprendizado já ganha o impulso necessário para que a educação financeira alcance também as famílias, por isso todas as etapas já estão organizadas para acontecer conforme o cronograma preestabelecido.

Cronograma do Programa Aprender Valor.

Fase de adesãoAté dia 31/07 – período de adesão pelas redes municipais e escolas.
Fase das formaçõesAgosto e Setembro de 2021
Fase da organizaçãoO período de 17/08 a 23/08 – organização do Programa na escola.
Fase da aplicação das Avaliações de entradaDo dia 24/08 ao dia 13/09 – aplicação das Avaliações de Aprendizagem (Língua Portuguesa, Matemática e Letramento Financeiro)
Fase dos registrosDe 14/9 até 27/9 – lançamento dos dados na plataforma
Fase das formações para gestores e professores sobre Educação Financeira.Agosto e Setembro de 2021
Aplicação dos projetos escolaresSetembro a Novembro de 2021