Nova Venécia ganha 10 leitos de enfermaria para tratamento a Covid-19

Na manhã desta segunda-feira (05), o governador do estado do Espirito Santo, esteve em Nova Venécia para entrega de 10 leitos de enfermaria, junto ao Hospital São Marcos em parceria com a Prefeitura de Nova Venécia, para atendimento a população.

Participaram da solenidade de entrega, o prefeito de Nova Venécia, o subsecretário de Estado de Regulação, Controle e Avaliação em Saúde, o diretor do Hospital São Marcos, e o deputado estadual, Freitas, vereadores municipais e autoridades locais.

A instalação dos novos leitos na unidade hospitalar de Nova Venécia está sendo possível depois que a direção do Hospital São Marcos disponibilizou espaços físicos que, até então, eram ocupados pelo setor administrativo da Unidade e está sendo realizada com apoio da Prefeitura. A partir da nova ala, o Hospital contará com 25 leitos de atendimento.

O Norte do Estado, conta com mais de 151 leitos de UTI e 207 leitos de enfermaria exclusivos para tratamento da Covid-19, mas a prevenção continua sendo prioridade, afirma o governador do estado. “Nós estamos no pior momento da pandemia, com um índice de transmissão alto, e é importante que a população ajude a evitar a transmissão do vírus, mas junto com isso estamos estruturando a ampliação de leitos de UTI e enfermaria. Nova Venécia é uma cidade polo, e precisamos colocar infraestrutura para colocar a disposição da região”, disse o Governador do Estado.

O prefeito de Nova Venécia falou da importância da instalação dos leitos de enfermagem e sobre a conscientização para evitar novos casos de coronavírus. “São mais de dez leitos de enfermaria e isso demonstra a ampliação da estrutura física do Hospital São Marcos, que atende não só Nova Venécia, mas também outros municípios da região. A gente vê um esforço muito grande do estado em estar preocupado com a questão da saúde, e em breve também junto a Rede São Camilo, teremos mais 10 leitos de UTI”.

10 Leitos de UTI

O governador informou que está em conversa com a direção da Rede São Camilo, a instalação de 10 leitos de UTI, para atendimento a Covid-19 em Nova Venécia. “Dá nossa parte já está autorizando, precisamos que a instituição que coordena o Hospital possa estar implantando no município o mais breve possível”, disse.

De acordo com a direção do Hospital São Marcos, está sendo estudada a implantação dos leitos de UTI em Nova Venécia, aguardando o parecer técnico e autorização dos gestores da Rede São Camilo em São Paulo, ainda sem prazo definido. “Já foi passado à situação para a coordenação em São Paulo que esta avaliando a situação, considerando que precisa de viabilidade econômica dos leitos de UTI, posteriormente a Covid-19. Existem as portarias do governo estadual e federal que estarão custeando a implantação até dia 31 de dezembro deste ano ou enquanto durar a pandemia. A rede São Camilo precisa estudar com funcionará esse custeio, posterior a pandemia, que é um fator muito importante”, disse o diretor do Hospital São Marcos.

“Estamos fazendo a mobilização diariamente pra tentar diminuir os casos de Covid-19, mas precisamos do apoio de todos, em consonância também a abertura de novos leitos. Governo do Estado, subsecretário Kim Barbosa, o deputado Freitas, tem nos ajudado muito nesta questão, e o mais breve possível vamos abrir novos leitos de UTI em Nova Venécia”, finalizou o Prefeito local.