Nova Venécia estuda implementação do Ensino Fundamental em Tempo Integral na Escola Bairro Altoé

Assessor do Programa Capixaba de Ensino em Tempo Integral (Proeti-Sedu) em reunião, nessa sexta-feira, com as Secretarias de Educação, Finanças e Administração do município

Uma equipe da Secretaria Estadual de Educação (Sedu) esteve em Nova Venécia nesta sexta-feira, 24 de setembro, para apresentar o Programa Capixaba de Fomento à Implementação de Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (PROETI) a Secretaria Municipal de Educação (Seme). No dia 02 de agosto, técnicos da Seme haviam participado, em Vitória, do lançamento do Programa, desta vez a Sedu veio até o município detalhar a proposta.

Um grupo, liderado pelo assessor do Programa Capixaba de Fomento à Implementação de escolas municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Proeti-Sedu), foi recepcionado pela equipe da Secretaria de Educação. Participaram também da reunião os representantes da Secretaria de Finanças e da Secretaria de Administração, a Superintendente Regional de Educação, a Coordenadora do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) e uma Técnica Pedagógica da Superintendência Regional de Educação (SRE).

O assessor do Proeti explicou sobre como vai ocorrer a transição do tempo parcial para o integral, apresentou cronograma de prazos para a adaptação, dentre outros pontos importantes como o impacto financeiro para concretização das ações do Programa e sua adesão. Na ocasião o técnico da Seme socializou os estudos que apontam a EMEF Bairro Altoé como escola com perfil para receber este tipo de oferta.

A secretária municipal de educação disse que é de grande importância essa articulação e parceria com o Governo do Estado para implementação da oferta de Educação em Tempo Integral em Nova Venécia. “A implementação faz parte do cumprimento do que está previsto na Meta 6 da Lei do Plano Municipal de Educação de 2015, que tenhamos, no mínimo, 15% dos alunos da Educação Básica matriculados nesta oferta”.

Na segunda, 27 de setembro, a Secretaria Municipal de Educação se reuniu com os profissionais da EMEF Bairro Altoé para apresentar a proposta de implementação de ensino em tempo integral na escola. A Câmara Municipal, que foi convidada pelo Prefeito a fazer parte deste momento, se fez presente com a participação de cinco vereadores. A equipe da Seme mostrou os benefícios dessa forma de ensino para a comunidade escolar, como o fato das crianças terem mais tempo de aprendizagem proporcionar às famílias mais chances de entrar no mercado de trabalho e realizar o sonho de entrar na Universidade.