Nova Venécia é representada em seminário da Consciência Negra

Participantes do Seminário, no auditório da Escola Vasco Coutinho, em Vila Velha/ES

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), foi representada  por duas servidoras, no Seminário “Novembro Consciência Negra”, realizado pelo Centro de Estudos da Cultura Negra no Estado do Espírito Santo (Cecun-ES), na última semana, em Vila Velha.

O encontro teve como objetivo dar continuidade ao fortalecimento e ampliação das lutas  pelas  implementações efetivas das Leis 10.639/2003  e 11.645/2008, no Espírito Santo e no Brasil, também às lutas do movimento negro pela Equidade Racial e Mini-curso sobre o racismo e desigualdades.

A proposta é a criação de um Comitê por Decreto do Governo do Estado, e não pelos Ministérios Públicos como a Campanha Nacional reivindica na Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão – PFDC-MPF-PGR,  o decreto com a  abrangência para além da Educação (Leis 10.639 e 11.645) com auxílio de exames  para monitorar, avaliar e aferir as políticas para a Educação, a Equidade Racial e a dos Territórios Quilombolas  (Plano Estadual para Equidade Racial), conforme proposição apresentada pelo Movimento Negro Capixaba.

“Nossa participação pretende fortalecer esse movimento de efetivação das leis. A educação do município de Nova Venécia já vem trabalhando a abordagem do tema durante todo o ano letivo, no mês de novembro fazemos uma culminância nas unidades de ensino da rede”, ressaltou a representante da Seme. O evento contou a participação de vários municípios do estado do Espírito Santo.

Palestrantes do Seminário que aconteceu em Vila Velha, junto à equipe de Nova Venécia
Culminância dos trabalhos realizados sobre a consciência negra na unidade de ensino do campo EMEIEF Regina Alves Dutra

Desfile para a culminância dos trabalhos realizados sobre a consciência negra no CMEI Antônio Barbosa Júnior
Culminância dos trabalhos realizados sobre a consciência negra na EMEIEF Lourdes Scardini