Nova Venécia convoca para I Conferência Intermunicipal de Educação e conta com a participação de 7 municípios do Norte/Noroeste Capixaba

As prefeituras de Nova Venécia, Jaguaré, Linhares, Pinheiros, Rio Bananal, São Gabriel da Palha, São Mateus e Vila Valério realizarão, no dia 09 de dezembro, a I Conferência Intermunicipal de Educação Norte/Noroeste Capixaba, por meio de transmissão pelo YouTube, com o tema “Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o Futuro da Educação Brasileira”.

As inscrições serão feitas pela internet de 01 de dezembro  a 07 de dezembro. Ao se inscrever, o participante deve informar o município  de origem, o segmento de representatividade na sociedade, confirmar a participação na palestra de abertura e, em seguida, escolher o eixo do qual vai participar, para receber o acesso à Conferência, que tem início, pela manhã, de 8 às 12 horas, e à tarde, das 13 horas e 30 minutos às 18 horas.

Neste período, o País inteiro está realizando conferências, que é um espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade, para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional, denominado Conferência Nacional de Educação – CONAE.

Por meio da CONAE, o Fórum Nacional da Educação (FNE) e o Ministério da Educação (MEC) buscam garantir um espaço democrático de discussão e de preservação da qualidade social da Educação Pública. A IV CONAE será realizada em Brasília nos dias 23, 24 e 25 de novembro de 2022.

Para garantir a participação efetiva de todos os entes do território, antes da realização da Conferência Nacional, são realizadas Conferências Estaduais e Municipais ou Intermunicipais. Orientados pelo Fórum Estadual de Educação (FNE), este ano, Nova Venécia, Jaguaré, Linhares, Pinheiros, Rio Bananal, São Gabriel da Palha, São Mateus e Vila Valério, municípios do Norte/Noroeste Capixaba, optaram por realizar a conferência juntos, e, por decreto, Nova Venécia convocou a I Conferência Intermunicipal de Educação Norte/Noroeste Capixaba.

A I Conferência Intermunicipal de Educação Norte/Noroeste Capixaba se estrutura por meio do debate do tema central “Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o Futuro da Educação Brasileira”, que conta com a contribuição da Profª Dr.ª Ariadna Pereira Siqueira Effgen, do IFES campus Nova Venécia-ES, e se subdivide  em plenárias, nas quais haverá a discussão e a sugestão de emendas aos três eixos do documento referência da Conae 2022.

No Eixo I (O PNE 2024 – 2034: avaliação das diretrizes e metas) os conferencistas tem a participação de Wilson Alves Pereira, assessor parlamentar para assuntos educacionais; no Eixo II (Uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade a serviço da Educação) a assessora de Tecnologia da Informação da Sedu,  Carmem Prata (SEDU-ES) trará suas considerações para a discussão; e no Eixo III (Criação do Sistema Nacional de Educação: avaliação da legislação inerente, proposta do modelo), o relator do Projeto sobre o Sistema Nacional de Educação, deputado federal (CE), Ildivan Alencar, fará uma explanação do tema.

Os municípios esperam que, juntos, possam provocar um debate produtivo a respeito do futuro da educação no País, garantindo, por meio de toda representatividade, um documento referência elaborado a muitas mãos, como deve ser em uma democracia.