Nova Venécia continua a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Influenza

Começou na última terça-feira (13) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Venécia, a meta é imunizar 90% do público-alvo, e recebeu uma segunda remessa com o quantitativo de 1380 doses.

A vacinação continua para essa primeira etapa até dia 10/05 de segunda-feira a sexta-feira das 08 às 12h nas Unidades de Saúde da sede e do interior e não é necessário realizar agendamento, para crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes e puérperas (até 45 dias pos-parto).

A imunização acontece nas Unidades de Saúde dos bairros Rúbia, Bonfim, Margareth, Altoé, Aeroporto e São Cristóvão. Já no interior será nas Unidades de Saúde como Cristalino, Cedrolândia, Guararema e Patrimônio do XV.

A respeito da vacinação contra Influenza dos trabalhadores de saúde , a Secretaria de Estado da Saúde presta orientações sobre o grupo prioritário, conforme Informe técnico da 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza do Ministério da Saúde e disponibilidade de doses das vacinas influenza: Serão contemplados a princípio os trabalhadores da saúde que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Assim, compreende tanto os profissionais da saúde – como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares – quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e
auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde humana.

Incluem-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares como os cuidadores de idosos e doulas/parteiras. A vacina também será ofertada aos estudantes da área da saúde que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde com jornada semanal mínima de 16 horas. Além disso, serão vacinados os profissionais de saúde autônomos, que além dos documentos comprobatórios acima poderão apresentar a carteira do Conselho de classe e documento comprobatório de atuação na saúde.


Como documento comprobatório para vacinação dos trabalhadores da saúde deverá ser apresentado um dos documentos abaixo relacionados:
I. crachá + declaração do serviço de saúde onde atua;
II. contracheque;
III. contrato de trabalho;
IV. carteira de trabalho;
V. carteira do conselho de classe + declaração do serviço onde atua.

A vacinação desse grupo prioritário de trabalhadores da saúde acontecerá por meio de agendamento telefônico e será somente na Unidade de Saúde do Margareth de segunda a sexta-feira na parte da tarde, no horário de 13 às 16 horas.

Parte dos grupos prioritários da campanha da vacinação da Influenza coincide com os grupos de risco para vacinação contra Covid-19. Por isso, é necessário haver um intervalo mínimo de 14 dias entre as duas vacinas.

Lembrando que o telefone para agendamento do grupo de trabalhadores da saúde é o 3772-6871 e funcionará de segunda a sexta-feira, no horário de 8 às 11 e 13 as 17 horas.