Nova Venécia comemora cooperação técnica com Governo Federal para implementação da Escola Militar

Foi publicado no Diário Oficial da União dessa terça-feira (16), o extrato de Acordo de Cooperação Técnica entre o Governo Federal e Prefeitura de Nova Venécia, que por meio da Secretaria Municipal de Educação, firmou o termo de adesão com o Ministério da Educação (Mec) para participar do programa de implementação da Escola Cívico-Militar. O termo havia sido formalizado no último dia 08 e, como a documentação enviada atendia a todos os critérios estabelecidos pelo Mec, o município foi de imediato contemplado.

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) foi lançado em setembro de 2019, numa parceria entre o MEC e o Ministério da Defesa. A proposta do programa apresenta “um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa, com a participação do corpo docente da escola composto por profissionais da educação do município e apoio dos militares”, com o objetivo de melhorar os resultados das avaliações educacionais. Nova Venécia vai atender em torno de 450 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano).

Segundo o Ministério da Educação, as ações da escola cívico-militar vão se concentrar em três principais áreas:

Educacional: atividades para fortalecer valores “humanos, éticos e morais” e incentivar a formação integral dos alunos.

Didático-pedagógica: atividades de supervisão escolar e psicopedagogia para melhorar o processo de ensino e aprendizagem.

Administrativa: ações para melhorar a infraestrutura e organização das escolas.

A secretária municipal de educação destacou a importância da metodologia da Escola Cívico-Militar para o processo de ensino-aprendizagem. “A maioria das escolas brasileiras Cívico-Militares têm resultados pedagógicos positivos, por isso nós estamos insistindo nessa implementação, sobretudo nos anos finais do ensino fundamental, cuja nota 5,0 no Ideb não alcançou a meta estipulada, portanto, é mais uma de nossas apostas na melhoria da aprendizagem nessa modalidade de ensino.”

O prefeito de Nova Venécia comemorou a publicação no Diário Oficial. “Trabalhamos duro para isso. Estamos colhendo os frutos de um planejamento sério alinhado ao nosso Plano de Governo, entregando ao povo veneciano o que há de melhor para educação no município e com a certeza de que faremos muito mais.” O chefe do executivo enalteceu o trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Educação pela celeridade em todos os trâmites que culminaram nesta conquista. Agradeceu ainda a articulação parlamentar e de seu assessor técnico para assuntos educacionais junto ao Governo Federal. “A cooperação e o apoio do deputado e sua equipe, sempre compromissado com a educação do município de Nova Venécia, estreitando nossas relações com o Mec ao apresentar a realidade do município, contribuíram imensamente para a realização deste sonho.” declarou.