Nova Venécia aplica dose de reforço contra a COVID-19 em moradores em situação de rua

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social o CREAS do município, se reuniu nesta segunda-feira (17), para vacinar pessoas em situação de rua.

A ação contou com a participação da Secretaria Municipal de Saúde e da equipe do Serviço Especializado de Abordagem Social – CREAS e da Secretaria Municipal de Ação Social.

Sem acesso a higienização adequada e outras formas de prevenção a doença, os moradores de rua se tornam uma espécie de alvo fácil para a COVID-19 e de outras doenças. Por estarem em situação de rua, acabam tendo contato com andarilhos de outros municípios e até mesmo de outros Estados, quem podem estar sem nenhuma dose do imunizante.

A Equipe de Abordagem relata que é comum encontrar andarilhos de outros municípios, que passa por Nova Venécia e não tomaram nem a primeira dose da vacina, o que aumenta a preocupação, pois eles tem o habito de compartilharem objetos, alimentos e de dormirem próximos uns aos outros.

A Assistente do Serviço Especializado de Abordagem Social Irani Tomé Vieira , ressalta a importância do trabalho em equipe que vem sendo realizado em Nova Venécia; “O trabalho em conjunto com a Secretaria de Saúde já vem sendo feito deste as primeiras doses, hoje foi realizado o reforço nesse público e foram disponibilizadas nove doses da vacina contra a COVID-19 e sete doses contra a Influenza.

Não é incomum identificarmos pessoas que não tomaram nem a primeira dose, uma vez que o município tem uma grande rotatividade de andarilhos que chegam até nossa cidade, é um trabalho incessante para que possamos manter todos protegidos e proteger a população como um todo.”

Desde o inicio da pandemia, o Município Veneciano segue todas as recomendações do Ministério da Saúde e dispõe de vacinação para grupos de risco como é o caso da população em situação de rua, sendo considerado como grupo prioritário.