Nova Venécia amplia para 905 vagas a oferta nas unidades de ensino da Educação Infantil e do Ensino Fundamental

Depois da data prevista para finalizar a renovação das matrículas da rede municipal de ensino,  nesta sexta-feira, 03, a Prefeitura de Nova Venécia, por meio de um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Educação, informou que está ampliando seu quadro de vagas para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental.

São 850 vagas para matrículas a mais hoje na rede para 2022 em relação a 2021. Sendo aproximadamente 600 vagas para o Ensino Fundamental distribuídas nas turmas de 1º ao 9º ano, nos turnos matutino e vespertino, na sede do município e 180 na escolas do campo. Já  a Educação Infantil ampliou a oferta para 70 novas vagas em creches para as idades de 0 a 3 anos.

A oferta em Tempo Integral conta agora com mais 3 turmas no CMEITI Maria Caliman Lobo, totalizando 55 vagas nessa etapa. Para o ensino fundamental anos inciais, o município conseguiu se organizar para ofertar 190 vagas na EMEF Bairro Altoé.

A ação visa ao cumprimento da Meta 6 dos Plano Nacional,  Estadual e Municipal de Educação, que tem o objetivo oferecer educação em Tempo Integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da Educação Básica.

O município contará com apoio financeiro do Governo do Estado além do compartilhamento de conhecimentos e recursos técnico-pedagógicos já consolidados pela Sedu e recursos próprios.

Segundo a secretária municipal de educação, com o objetivo de aumentar o acesso dos alunos a Educação Infantil e ao Ensino Fundamental. “Em 2021, a Seme desenvolveu um planejamento arrojado, que envolveu, inclusive, a organização do Transporte Escolar, para aumentar o atendimento onde existia demanda reprimida, lista de espera, ampliando a oferta nos bairros e no campo”, declarou.

Já o prefeito disse que ações de gestão e logística permitiram uma reorganização capaz de oferecer mais vagas sem ter que dispensar mais recursos financeiros, economia para o município, serviços de qualidade para os cidadãos.

“Agradeço imensamente a Secretaria de Educação e toda equipe pelo trabalho realizado para garantir o acesso, a permanência e o sucesso dos alunos da rede de ensino do município. Esse planejamento, além de ampliar o acesso, garante também a satisfação de toda população do campo e da cidade trazendo novas vagas para mais perto da casa do estudante” declarou.