Muitas atividades realizadas na rede municipal de ensino no Dia Mundial da Água

No dia mundial da água, 22 de março, as unidades de ensino de Nova Venécia levaram criatividade para ensinar o uso adequado desta que é considerada fonte de vida.

Essa data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), diante da importância para a nossa sobrevivência e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível.

De forma lúdica, os professores do CMEITI Antônio Barbosa Sena Júnior, localizado no Bairro Bethânia, garantiram o aprendizado das crianças com contação de história, rodas de conversas, confecção de cartazes e músicas.

“Contamos a história do Jacaré egoísta. As músicas dramatizadas foram “Água”, de autoria de Cristina Mel, e “Olha a água”, de Marcelo Serralva. Esse trabalho desenvolvido com nossas crianças buscou a valorização da água como recurso natural para a manutenção da vida no planeta Terra e a conscientizar para o não desperdício e a não poluição”, pontuou a professora do 1° período da escola.

A docente completa dizendo que o trabalho foi pautado dentro dos objetivos de aprendizagem da BNCC. “Dentre vários, podemos destacar identificar e selecionar fontes de informações para responder questões sobre a natureza, seus fenômenos e sua preservação”, ressalta.

No CMEI Regina Célia Meneguetti Frisso não foi diferente, o Dia Mundial da Água foi comemorado também com músicas, histórias, cartazes e teve gelatina azul para eles degustarem. No CMEI Vera Lúcia Galvão, o recurso utilizado foi o livro colorido e atrativo.

As escolas do campo não pouparam imaginação para levar o aprendizado e a conscientização aos alunos. Na EMEF Córrego do Marcelino teve escrita e declamação de poesia. Já na EMEIEF Santa Rosa da Cachoeirinha, “Se eu fosse uma gotinha” foi a história contada pelos próprios estudantes. Um mural com gotinhas de água foi produzido pelos alunos da EMEIEF Fazenda Santa Rita.

A EMEIEF Córrego do Augusto Virgínio Chiarelli comemorou o Dia Mundial da Água com contação da história: A gotinha Plim Plim, cartazes e produção de texto, destacando a importância e o cuidado com esse bem tão precioso que é a água.