Motoristas e monitores do transporte escolar têm formação sobre enfrentamento à violência sexual infantil

Comissária de Justiça do Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo palestrando para monitores de transporte escolar e motoristas

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), nessa terça-feira (19), deu continuidade a VI Formação Continuada em Serviço para trabalhadores e profissionais da rede municipal de ensino com a capacitação para os monitores de transporte escolar e motoristas da Seme. 

Estiveram presentes também monitores do transporte escolar e motoristas da Secretaria Municipal de Educação de São Gabriel da Palha que, ao saber da formação, solicitou a participação de seus servidores na capacitação de Nova Venécia. 

O estudo foi realizado no auditório da Seme e teve como tema o “Enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes”, que contou com a Comissária de Justiça do Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo para partilhar sua experiência de trabalho. Segundo ela, o atual cenário do país no que tange a crimes sexuais contra crianças e adolescentes é crescente e carece de muitos esclarecimentos, “A orientação aos monitores e motoristas de transporte escolar é de suma importância, porque eles estão na linha de frente no combate a qualquer tipo de abuso voltado para esse público, por isso precisam saber qual é a sua posição para garantir a segurança dessas crianças e adolescentes, saber quais são suas responsabilidades, saber como agir e quando agir.” pontuou.

A especialista sugeriu ainda que  a formação pode ser aberta inclusive para alunos, professores, merendeiras, pessoal da limpeza, porque as informações que foram prestadas são relevantes para todos. “Trabalhar quais são os crimes sexuais, quais são as situações de risco, quais as penalidades, quando acionar o Conselho Tutelar, qual é a responsabilidade da família, tudo isso ajuda na questão do enfrentamento à violência sexual infantil.” concluiu ela.

Já um dos participantes disse que a formação acrescentou muito no seu dia a dia. Não só na questão profissional, mas também pessoal. “A gente percebe que tem aumentado muito os atos de abuso sexual de modo geral, então esse tipo de palestra precisa ser repetida mais vezes, para atingir outros públicos também. Às vezes, as pessoas veem sobre o assunto superficialmente na mídia, mas é necessário esse comparecimento presencial para entender que é muito mais sério do que imaginamos, por isso achei que a formação foi muito produtiva, todos deviam ficar a par desse conteúdo, que é de grande importância para nossa sociedade.” elogiou o motorista da Seme.

O chefe do Setor de Transporte Escolar de São Gabriel da Palha disse ter ficado muito feliz com o convite para participar da capacitação. “Acredito que a formação foi de extrema importância por conta do assunto, que não é abordado com tanta frequência, apesar da grande relevância que tem em nossa sociedade.  Foi muito válida a oportunidade de prestigiar esse momento.” agradeceu o servidor.

Público presente à VI Formação Continuada em Serviço

Ascom | PMNV