Mais de 2 mil pessoas visitam a I Mostra Científica na EMEF Veneciano

Foto: Divulgação/Ascom|PMNV

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), realizou a I Mostra Científica na EMEF Veneciano. A ação faz parte do Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil em consonância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em 2022. A Feira é o resultado do projeto aprovado pelo professor de ciências da rede, Daniel Bolsanello Belcavello, em edital do  Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A exposição dos 67 trabalhos feitos pelos alunos do 3º e 4º ano do ensino fundamental anos iniciais e do 6º ao 9º ano do ensino fundamental anos finais da EMEF Veneciano foi apresentada nesta sexta-feira, 18, e na última quinta-feira, 17. Mais de 2 mil pessoas prestigiaram a Mostra. “Me sinto realizado com tanto trabalho de alto nível, com tanta dedicação dos nossos alunos ao desenvolver cada detalhe do que  foi apresentado aqui. A felicidade não cabe no peito. Gratidão a todos, a Seme, à gestão escolar e aos docentes”, disse emocionado o professor Daniel.

Uma programação diversificada encantou  o público presente. O primeiro dia contou com  palestra da equipe do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Barra de São Francisco,  sobre a importância da robótica no processo ensino-aprendizagem. Já no segundo dia, a aluna da EMEF Professora Claudina Barbosa, Iara Martin Catarucci Rodrigues, contribuiu com seu relato de experiência como sócia-mirim do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). A  Faculdade Multivix, campus Nova Venécia, esteve presente com stand. O planetário do Ifes, campus de Nova Venécia, também abrilhantou a Feira. “Essa mostra é uma vitrine para tantos talentos que temos em nossas unidades de ensino. Estamos aqui para apoiar e incentivar nossos alunos, para que venha a segunda, a terceira exposição de trabalhos. Parabéns ao professor Daniel, aos alunos e aos demais professores da EMEF Veneciano”, disse a secretária Municipal de Educação.

Ao final da Mostra, 46 alunos foram premiados em 8 categorias, após serem avaliados  por uma banca composta por especialistas, mestres e doutores da rede particular, da rede pública estadual e da federal. Na próxima semana, os destaques da Mostra irão se apresentar na Feira de Ciências Norte Capixaba (FECINC), que vai acontecer no Ifes, campus Nova Venécia. 

Autoridades políticas do município veneciano, o diretor geral do Ifes, o diretor geral da Multivix e o representante da FECINC prestigiaram a I Mostra Científica.  “Os nossos protagonistas estão de parabéns. Trabalhos de alto nível nesta Feira. Fiz questão de visitar todos e estou realmente encantado com a excelência da execução. Nossa prioridade é a educação de qualidade, e assim seguimos fazendo”, finalizou o prefeito.

Ascom | PMNV