Linha de ferro Nova Venécia à São Mateus : O Avanço do transporte que impulsionou o desenvolvimento entre os municípios

A Prefeitura de Nova Venécia por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, recebeu na última quinta-feira (17), a visita do Secretário de Turismo de São Mateus, acompanhado de sua assessora de Turismo, sendo recepcionados pelo coordenador de Turismo, juntamente com a chefe de setor Turístico. Na oportunidade o Secretário e a assessora estiveram visitando alguns locais da cidade, dentre eles, a Biblioteca Municipal Dr. Eduardo Durão Cunha.
“Estamos fortalecendo o vínculo entre os municípios que têm a história ligada. Reforçar a lembrança de todo o contexto histórico para a população de como se deu o desenvolvimento local”, disse coordenador de Turismo.

Nas dependências da Biblioteca foram recebidos pela técnica em biblioteconomia e auxiliar de biblioteca, que lhes apresentou um pouco da história da linha de ferro que ligava o então Distrito de Nova Venécia ao Município de São Mateus, por meio de fontes bibliográficas pertencentes ao acervo (Jornal Ferrari Promoções Artísticas e Sociais Ltda) matéria datada em 09 de setembro de 2000, que resume um pouco sobre essa importante via de acesso que na época, alavancou dentre outras coisas a economia local, minimizou dificuldades para com o trato da saúde de sua população encurtando o trajeto que antes era feito a pé ou com animais e perdurava sete dias para chegada ao destino.

Além do material bibliográfico, houve a consulta feita através do livro: História Geográfica e Organização Social e Política do Município de Nova Venécia (MURARI,Jonas.p.30) em que faz menção as dificuldades encontradas pelos primeiros imigrantes italianos de se locomoveram até São Mateus e com grandioso feito ocorrido no ano de 1920, pelo então Governador Provincial, Nestor Gomes que determinou a construção da linha de ferro que atingiu o Distrito de Nova Venécia no ano de 1928, concretizando assim melhorias para o desenvolvimento econômico entre os dois municípios, visto que, naquela época ambos passavam por momentos de turbulências na área econômica. Contudo a estrada de ferro favoreceu o desenvolvimento global em decorrência desse novo e importante meio de transporte.

Após a pesquisa e explicações, o secretário de Cultura e Turismo de São Mateus a importância do acervo histórico. “O quão é importante e benéfico armazenar as mais diversas fontes de pesquisa salientando a necessidade da preservação da história local para não haver perdas de cunho histórico-cultural que possam promover o empoderamento cultural, turístico e educacional do município fomentando suas potencialidades turísticas com o seu devido saber histórico”, disse.