Legislação Educacional é amplamente discutida no terceiro dia da Roda de Conversa sobre Educação

Conselho Municipal de Educação de Nova Venécia (CME) presente na Roda de Conversa sobre Educação. Da esquerda para direita, a conselheira, Adeliana Scuzatto, Seledir Piovezan, a Secretária de Educação de Nova Venécia, Wanessa Sechim, a conselheira Ana Aparecida Salvador Calegari, a Diretora de Departamento Pedagógico, Marcélia Corona, o palestrante, Sr Wilson Alves Pereira, o conselheiro Lindomar B. da Silva.

Nesta quarta-feira (07), a Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, deu sequência à programação da Roda de Conversa sobre Educação. Foi um dia para se revisitar a legislação brasileira no que diz respeito ao ensino. O tema era um dos mais esperados da semana pelo seu grau de complexidade, já que perpassa pelos campos pedagógico, administrativo e, inclusive, jurídico. O palestrante convidado, Senhor Wilson Alves Pereira, fez uma linha de tempo do contexto legal da educação no país até as últimas legislações para o contexto de pandemia, as quais continuam sendo alteradas e até revogadas, conforme se comporta a COVID-19 em cada estado brasileiro.

Os estudos do dia tinham como público-alvo os secretários municipais de educação, técnicos das secretarias de educação, diretores escolares, membros do Conselho Municipal de Educação e da Comissão de Gestão Pró-Educação e Saúde (CGESNV), que participaram ativamente das discussões, tornando o momento muito enriquecedor. A Roda de Conversa contou com as presenças de profissionais de educação de Nova Venécia e de municípios vizinhos como Boa Esperança, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha e Vila Valério, juntamente com membros do conselho municipal de Educação.

A diretoria do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal Educação de Nova Venécia, fez uma síntese do que representaram os estudos deste terceiro dia de formação técnica “A roda de conversa com o tema Legislação Educacional foi extremamente esclarecedora e importante para o Departamento Pedagógico da Seme-NV. Não há como gerenciar o setor sem conhecer e compreender a base legal, principalmente nesse período tão atípico que a Educação está vivenciando. O palestrante Wilson destacou a Constituição Federal e a LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação – nos seus principais artigos e nos levou a uma reflexão de como a educação aconteceu, ratificando a necessidade de um planejamento eficaz para um possível retorno presencial, tendo como ponto de partida a Avaliação Diagnóstica, que será realizada com os estudantes da rede municipal de ensino, em que os dados serão norteadores do planejamento pedagógico das unidades de ensino com o assessoramento técnico realizado pela Seme”, frisou.

Durante todo dia, a Roda de Conversa foi transmitida pelo canal do YouTube. Presencialmente havia 70 participantes e virtualmente 101, os vídeos foram visualizados por 531 usuários. É possível rever os dois momentos do dia através dos links: https://youtu.be/N0W7oM3cSCU e https://youtu.be/v-Co6kD9qbc

“Essa formação está promovendo o engajamento dos profissionais da educação em processos de aprimoramento que lhes permite estar sempre bem informados e atualizados sobre as novas tendências educacionais. É um ano atípico, por esse motivo temos que rever nossas práticas pedagógicas”, disse uma das participantes do evento.