Janeiro Roxo – Prefeitura de Nova Venécia realiza ação voltada a conscientização e combate a Hanseníase

A Hanseníase é causada pelo Mycobacterium Leprae, uma bactéria que tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, e atinge principalmente a pele e os nervos periféricos.

A transmissão ocorre quando uma pessoa com hanseníase, que não faz o tratamento, elimina no ar, por meio da fala, tosse, espirro, o microrganismo, infectando outras pessoas. O período de incubação do vírus causador da doença dura em média de dois a sete anos, ou seja, o tempo em que os sinais e sintomas leva para se manifestar desde a infecção é muito longo e progride de forma lenta.

O Brasil ocupa a segundo lugar no mundo entre os países que diagnosticam a doença, ficando atrás somente da Índia.
A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde alerta que, quanto mais cedo diagnosticar a hanseníase, mais cedo a pessoa poderá ser tratada, e assim evitar sequelas.

A doença tem cura, o diagnóstico e o tratamento são gratuitos, garantidos pelos Sistema Único de Saúde (SUS). O diagnóstico é essencialmente clínico, com análise da história do paciente e exame dermatoneurológico (da pele e dos nervos), isto é avaliação de áreas da pele e/ou manchas com alterações de sensibilidade (ao toque, à dor e à temperatura).

Os sinais e sintomas de Hanseníase são diminuição de sensibilidade da pele, ou seja, na região não há distinção entre o calor e o frio, diminuição da sensibilidade dolorosa (“não dói”) e da sensibilidade tátil (não é sensível ao toque).

Além disso, pode haver: áreas com diminuição de pelos e suor, sensação de choque e formigamento nos braços e pernas, diminuição da força muscular, caroços e lesões avermelhadas ou acastanhadas pelo corpo, bolhas e feridas em mãos e pés.

As lesões podem ser bastante distintas entre si e serem confundidas com outras doenças de pele, por isso é imprescindível procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), mais próxima à sua casa para que seja feito uma avaliação.

Durante o mês de janeiro e início de fevereiro as equipes de Estratégia de Saúde da Família realizarão rastreamento de casos de hanseníase, com busca ativa e avaliação pessoas com sinais e sintomas.

Abaixo a programação de cada equipe:

Unidade de SaúdeDataHorário
Unidade de Saúde ESF Lusquinho e Mazarini (Bairro Bonfim)20/017 às 11 e 13 às 16h
Unidade de Saúde ESF Carlos Scherrer Neto (Bairro São Cristóvão)28/017 às 11 e 13 às 16h
Unidade de Saúde ESF Alcendino Lopes (Guararema zona rural)20/018 às 11h e 13 às 15h
Unidade de Saúde ESF Wilson Dames Sélia (Bairro Altoé)25/017 às 11h e 13 às 16h
Unidade de Saúde ESF Geraldo Lubiana (Bairro Aeroporto)27/0113 às 16h
Unidade de Saúde ESF João Cimadon (Bairro Rúbia 1 e 2)20/017 às 11h e 13 às 16h
Unidade de Saúde ESF Matheus Bellucio (Bairro Margareth)03/0213 às 16h
Unidade de Saúde ESF Celestino Bozzetti (Cristalino)07/028 às 11h e 13 às 15h
Unidade de Saúde ESF José Ferreira Machado (Cedrolândia)02/028 às 11h
Unidade de Saúde ESF Xaph Abraahão31/017 às 11h
Unidade de Saúde Angelica Bis Gomes (BIS)22/018 às 11h
Unidade de Saúde ESF André Brozzio25/018 às 11h
Unidade de Saúde Cecilia Jacob Borges (São Luiz Reis22/018 às 11h
Unidade de Saúde Carolina Padovan Bergamin (Patrimônio da Penha)28/018 às 11h

É importante ressaltar que além do mês de janeiro, durante todo o ano as equipes de Atenção Primaria a Saúde estão a disposição da população para avaliação de qualquer suspeita de hanseníase.

Hanseníase é uma doença curável, em que com o início do tratamento a doença não é mais transmitida. O desconhecimento sobre a doença faz surgir preconceitos que dificultam o adequado controle da hanseníase

É importante ressaltar que além do mês de janeiro, durante todo o ano as equipes de Atenção Primaria a Saúde estão à disposição da população para avaliação de quaisquer suspeitas de Hanseníase.
Lembre-se que a Hanseníase é uma doença curável, e que, com o início do tratamento a doença não é mais transmitida. O desconhecimento sobre a doença faz surgir preconceitos que dificultam o adequado controle da hanseníase