COVID-19: Imunização em Nova Venécia começa na tarde desta quarta-feira (20)

As 252 doses para primeira fase de imunização chegam à Nova Venécia na tarde desta quarta-feira (20). A vacina é a CoronaVac, produzida pela Sinovac Biotech e Instituto Butatan e está sendo transportada pela Regional de Saúde do Norte, seguindo todos os protocolos de segurança. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Venécia na manhã de hoje.

De acordo pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA), as vacinas são correspondentes a primeira dose da imunização, portanto serão 252 pessoas imunizadas do grupo prioritário. A segunda dose chegará ao município em data a ser confirmada pela SESA. Também não está definido o cronograma para vacinação dos grupos de risco e nem o quantitativo de doses que o município ainda tem a receber.

A primeira pessoa a ser vacinada no município será a vacinadora, Maria da Penha Baldotto Zen, ela servidora pública do município há quase 30 anos no setor de vacinação. O ato simbólico acontecerá no Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid, localizado na Vila Olímpica, a partir das 16h.

Maria da Penha Baldotto Zen, primeira pessoa a ser vacinada em Nova Venécia.

Os profissionais que atuam no setor de vacina, ao todo, 14 pessoas, serão os primeiros a serem imunizados.

A vacinação continuará pelo grupo de idosos de instituições de longa permanência e profissionais de saúde. Foi definido que os idosos da casa do Vovô e profissionais de saúde que atuam na instituição, ao todo, 46 pessoas serão os primeiros imunizados.

As demais doses serão ofertadas para os profissionais de saúde que atuam diretamente na linha de frente no atendimento ao Covid, como no Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid, SAMU e Hospital São Marcos. A listagem dos profissionais está sendo definida pela Secretaria Municipal de Saúde e a SESA.

“Estamos seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde para os grupos que serão imunizados. Cada pessoa receberá duas doses da vacina, com intervalo de 30 dias entre cada aplicação”, disse a coordenadora de Imunização do município de Nova Venécia.

O Secretário de Saúde frisou a importância da imunização. “A vacina contra a Covid-19 é a principal esperança para conter a disseminação do novo Coronavírus, esperamos vacinar o máximo de pessoas possível à medida que as doses cheguem a nosso município. A vacina não é obrigatória, mas orientamos que a população se vacine, pois a ação vai ajudar a salvar vidas”, disse o secretário de saúde.

Critérios para vacinação

• Quem teve Covid só poderá ser vacinado após 30 dias a partir do início dos sintomas.
  • Respeitar o intervalo de 14 dias caso a pessoa a ser imunizada tenha que tomar ou já tenha tomado outra vacina do calendário.
  • Gestantes, puérperas e mulheres que estão amamentando não poderão tomar a vacina.
  • Menores de 18 anos (Pela ausência de estudos e testes para essa faixa etária).