III Seminário Municipal Escola da Terra Capixaba marca encerramento do Programa

Mística realizada no III Seminário Municipal do Programa Escola da Terra Capixaba

Na última quinta-feira, 02, a Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), realizou o III Seminário Municipal do Programa Escola da Terra Capixaba, encerrando assim o curso iniciado em julho deste ano.

Participaram da cerimônia, o vice-prefeito, a secretária municipal de educação, presidente da Câmara de Vereadores e o vereador presidente da Comissão de Educação, a coordenadora do curso na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES),  a tutora municipal do Programa na Seme, a palestrante e supervisora Estadual das Escolas do Campo na Superintendência Regional de Educação (SRE) , a Equipe de Educação do Campo na Seme, os diretores das Escolas do Campo e os 19 cursistas.

Em sua fala, a palestrante recordou o início da sua carreira no município de Colatina e relatou o fato de ter vindo a Nova Venécia em 2006 para conhecer o modelo de Educação no Campo Implementado aqui.

A secretária municipal de educação de Nova Venécia lamentou o fato do município não ser mais referência nesta modalidade. Lembrou que levou a experiência daqui para Brasília e que muitos programas do Ministério da Educação foram implementados a partir das experiências positivas na cidade como o Caminho para Escola, com a adoção de bicicletas como meio de transporte, o Programa Dinheiro Direto na Escola Campo e Água, entre outros. “Agora temos novamente a oportunidade de levar o nome de Nova Venécia para o cenário nacional. Com o apoio incondicional do prefeito à Educação, tenho boas perspectivas para o Campo em 2022 , principalmente na reestruturação da Política de Educação do Campo quanto ao currículo, infraestrutura, material didático, metodologias específicas, formação de professores, tudo com a participação dos professores e comunidades.” garantiu.

O vice-prefeito ratificou a fala da secretária ao representar o prefeito na ocasião. “Vejo que a secretária e sua equipe tem ideias aos montes, mas vejo que além de ideias existe algo muito maior e mais importante numa gestão: a força de vontade. Parabenizo a todos por tanta garra e cuidado com Educação do Campo” completou.

Após o pronunciamento das autoridades, foi realizada a Mística na qual os cursistas apresentaram os elementos que marcam o trabalho no campo. A mística na Educação do Campo é o que propicia a crença na vida, na dignidade das pessoas, na liberdade e na solidariedade universal. A supervisora da EMEF São Cristóvão fez a declamação do poema “Vida no campo”.

Os participantes do Seminário também puderam apreciar uma apresentação cultural musical com  um morador da Comunidade de Cristalina. “No campo, geralmente temos um ano de boa colheita e outro ruim, mas devemos, nesse período, manter a cabeça no lugar e tocar em frente” e assim o artista deu início aos versos de Almir Sater “Ando devagar , porque já tive pressa…”.

Convidada a participar como palestrante no encerramento do Programa, a supervisora pedagógica das escolas do campo da Superintendência Regional Estadual (SRE) trouxe o tema “Práticas pedagógicas na Educação do Campo” para discutir com os cursistas neste que foi mais um dia de estudos no curso.

A socialização das atividades desenvolvidas no tempo-comunidade fez parte da programação do III Seminário do Programa Escola da Terra. As atividades apresentadas foram colocadas em prática por cada cursista em suas escolas com seus estudantes. Trabalhos de muita relevância foram expostos com diversos temas como educação financeira e avaliação coletiva.

Num outro momento, os profissionais traçaram sua trajetória na educação, sua relação com a escola, sua prática, desde quando eram alunos até se tornarem docentes usando como metodologia o Memorial Poético Reflexivo.

O Programa Escola da Terra Capixaba tem como objetivo promover junto aos educadores do campo um processo de formação, articulado a partir de práticas investigativas, com pesquisas que tematizam culturas e saberes dos Povos Tradicionais é realizado pelo Programa de Educação do Campo do Centro de Educação da Ufes, em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação); a Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo (Sedu); a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Espírito Santo (Undime) e movimentos de base organizados da sociedade civil, o qual a Seme fez sua adesão.

O curso teve o cômputo de 180 horas, dividido em três módulos, cada módulo foi dividido em dois tempos: Tempo-Universidade e o Tempo-Comunidade, nos quais as cursistas, através da auto-organização, desenvolveram estudos e pesquisas que culminaram na produção do portfólio organizado com produções em três eixo articulados entre si: memorial, a escola e a comunidade.

Anfitriã do Seminário, a secretária municipal de educação, professora Wanessa Zavarese Sechim, enalteceu o trabalho da equipe da Seme e dos professores durante o curso
A Supervisora Estadual das Escolas do Campo Ana Paula Moschem  representando a Superintendente Regional de Educação de Nova Venécia palestrou sobre o tema “Práticas pedagógicas na Educação do Campo”
A Coordenadora do Curso na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) participou dando sua contribuição de forma virtual
A tutora municipal do Programa Escola da Terra, Claudilene Cesconeto Comper, a equipe da Seme e os cursistas comemoram a conclusão do curso