IBGE realiza primeira reunião com a Prefeitura de Nova Venécia

Servidores públicos de Nova Venécia e representantes de entidades ligadas a sociedade civil se reuniram na manhã desta quarta-feira (01), com representante do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), para tratar sobre a coleta do Censo Demográfico 2022 que acorrerá em todos os municípios do Brasil.

O Censo Demográfico está previsto para acontecer ente junho a agosto de 2022, ele é o principal provedor de informações geográficas e estatísticas do Brasil.

Essa primeira reunião com o município é uma forma do Instituto firmar uma parceria, pois através da administração e das entidades o recenciamento acontecerá de forma mais ágil e efetiva, uma vez que o município detém conhecimento de sua população, localização e acesso a essas famílias. Por isso, o IBGE estabelece com a comunidade local um importante canal de diálogo e cooperação, através da Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo.

O Censo Demográfico 2022 trará uma retratação da população veneciana e das suas características socioeconômicas e fornecerá informações para o planejamento público e privado dos próximos anos. O questionário será aplicado em todos os domicílios do Município. Tendo como principais quesitos a quantidade de pessoas residentes no município, a renda familiar e a escolaridade.

Para que o censo aconteça, serão contratados, através de edital, mais de 50 profissionais para trabalhar no levantamento, entre recenseadores e coordenadores. Posteriormente serão divulgadas as vagas e a forma classificatória para cada categoria.

Vale ressaltar que campanhas informativas serão vinculadas a nível nacional informando a população sobre o Censo e a forma que os recenseadores se apresentarão nas casas da população.