Governo Federal convida Nova Venécia para solenidade do Programa das Escolas Cívico-Militares

A cerimônia de formalização das novas Escolas Cívico-Militares foi transmitida ao vivo para todo o País

Nesta quarta-feira, 24, o prefeito e a secretária municipal de educação foram convidados pelo Ministério da Educação (Mec) para a solenidade alusiva ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares com a presença do Presidente da República. Os técnicos pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação (Seme) estiveram  em Brasília representando o município. Os convidados foram recebidos com a apresentação da Banda da Escola Estadual Cívico-Militar (ECIM)  Vila União, de Palmas-TO.

Desde o início da gestão, em janeiro de 2021, o município de Nova Venécia vem trabalhando nesta pauta para implantar uma escola Cívico-Militar, em parceria com o Ministério da Educação, considerando que existe uma política nacional para o fomento de escolas neste modelo.

Convém destacar que uma das metas previstas no Plano de Governo da atual administração trata da revitalização do espaço da extinta Escola Pequeno Mundo e estabelecendo naquele local uma escola Cívico-Militar. “É com muito orgulho que divido essa notícia com a população veneciana. Com menos de um ano de governo e já alcançamos tanto em relação a esta meta, um trabalho que superou as minhas expectativas. Parabenizo o empenho da Equipe da Secretaria de Educação por proporcionar tamanha conquista para o nosso município” ressaltou o prefeito.

De janeiro até este mês de novembro, a Secretaria Municipal de Educação vem se empenhando muito e obteve avanços significativos em duas frentes de trabalho:

A primeira é sobre a construção do projeto para revitalização, ampliação e adequação da estrutura das antigas instalações da Escola Pequeno Mundo, com o objetivo de acomodar uma escola Cívico-Militar, de acordo com o padrão estabelecido pelo Mec.

O segundo ponto de atuação da Seme foi iniciar um diálogo com a Equipe Técnica do Ministério da Educação, buscando caminhos para que pudesse aderir e implementar o modelo de gestão proposto pelo Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (Pecim); e isso foi feito através de reuniões virtuais com a Diretoria de Políticas das Escolas Cívico-Militares do Mec e que contou com participação do prefeito, do deputado articulador da ação e da Secretaria de Educação.

Ainda no mês de agosto, o prefeito esteve em Brasília acompanhado de alguns vereadores e reuniu-se com o Diretor de Políticas para Escolas Cívico-Militares, com o deputado federal e seu assessor técnico para assuntos educacionais, Wilson Pereira.

A partir desse encontro, foram feitos os encaminhamentos para a formalização da Adesão e, neste mês de novembro, o prefeito assinou o Acordo de Cooperação Técnica com o Mec, cuja publicação ocorreu  no último dia 16, no  Diário Oficial da União.

Agora, o próximo  passo da gestão municipal é iniciar a tão esperada reforma, ampliação e revitalização do espaço do antigo Pequeno Mundo e, ao concluir esse processo, iniciar as atividades letivas da Escola Cívico-Militar em Nova Venécia.

A escola contará com 225 vagas no turno matutino e mais 225 no turno vespertino, totalizando 450 vagas nos anos finais do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano.

“A importância da implementação desse modelo de escola são as evidências dos resultados pedagógicos positivos da metodologia utilizada no  modelo Cívico-Militar, por isso nós estamos insistindo nessa implementação, sobretudo nos anos finais do ensino fundamental, cuja nota do Ideb não alcançou a meta estipulada” explicou a secretária municipal de educação, que disse acreditar no potencial dos estudantes venecianos e que esse índice pode melhorar muito. “Confio na competência dos nossos professores, por isso insistimos nesse modelo. Com a captação de mais um grande recurso federal para o município, estamos garantindo a qualidade da educação em diversas frentes de trabalho” comemorou.

Ainda durante a solenidade, mais uma conquista. Segundo o assessor pedagógico da Seme, responsável pelos estudos técnicos para implementação do modelo cívico-militar, a nova escola já conta com um código do Instituto Nacional de Pesquisas e Pesquisas Educacionais (Inep). “Esse código permite identificar de maneira unificada cada uma das escolas do Brasil, de acordo com o cadastro junto ao Ministério da Educação, ou seja, uma espécie de certidão de nascimento da escola, com o qual se viabiliza todos os outros programas como a Alimentação Escolar, o Transporte Escolar, o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), entre tantos outros recursos” explicou o professor.