Governo do Estado anuncia mais de 11 milhões para a educação do município de Nova Venécia

O Governo do estado Espírito Santo anunciou nesta segunda-feira, 30, em cerimônia realizada no Centro de Convenções em Vitória, um investimento de mais de 11 milhões para a educação do município de Nova Venécia. Os recursos são provenientes do Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (FUNPAES) e do Programa de Fomento à Implantação das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Tempo Integral (PROETI), além do transporte escolar. 

Os valores repassados serão para a reforma e ampliação da Escola Cívico-Militar EMEFCM “Professor Genivaldo Antonio da Silva”, e do espaço esportivo, bem como a reestruturação física da unidade escolar EMEFTI “Professora Arlene Geraldo” por meio dos editais 01/2022 (FUNPAES) e 01/2022 (PROETI). A previsão é de que essas unidades escolares passem a ofertar essas modalidades de ensino já em 2023.

“Um grande marco para a educação do nosso município. Estamos recebendo não só valores monetários, mas sim a garantia de uma vida melhor para nossas crianças e jovens. Uma oferta em tempo integral e uma escola cívico-militar são a certeza de que estamos no caminho correto. Fica aqui nosso agradecimento ao Governador do Estado por todo esse empenho”, comemorou o prefeito de Nova Venécia.

Em Nova Venécia, a EMEFTI Bairro Altoé já é atendida pelo PROETI e beneficia 168 alunos, que passam mais de 9 horas diárias na unidade escolar. Está prevista, para o próximo ano, a abertura de mais 80 vagas para os anos iniciais.

Com o valor de mais de 1 milhão, o objetivo é colocar em pleno funcionamento mais uma escola em tempo integral, a EMEFTI Professora Arlene Geraldo, que vai oportunizar 280 vagas para anos finais do ensino fundamental, 6º ao 9º ano. 

O recurso no valor de 10,7 milhões será destinado à reforma da extinta escola Pequeno Mundo, onde funcionará a Escola Civíco-Militar; a unidade escolar vai ofertar 550 vagas. 

“As ações da secretaria, para o cumprimento da meta 6 da educação em tempo integral, vão se concretizando com a parceria do Governo do Estado na ampliação de matrículas com anos iniciais e anos finais a partir de 2023”, frisou a secretária municipal de educação. 

Estiveram presentes na solenidade a vice-governadora, secretários de estado, deputados federais e deputados estaduais. Representando o município veneciano estavam o prefeito municipal, a secretária e o subsecretário de educação, coordenadoras municipais PROETI e a do Ponto Focal do MEC e a diretora escolar da EMEFTI Professora Arlene Geraldo.

Os recursos serão repassados aos municípios após o recebimento da documentação necessária exigida pelos editais de 2022 do FUNPAES e do PROETI. Já o edital do transporte público será publicado no Diário Oficial do Estado nos próximos dias.

Secretário de estado de educação durante sua fala na cerimônia de divulgação do resultado dos editais
Governador do Estado junto a autoridades políticas durante a solenidade no Centro de Convenções de Vitória
Prefeito de Nova Venécia entre a secretária e subsecretário municipal de educação e equipe Seme, na cerimônia realizada na capital Vitória
Secretário de estado de educação entre a secretária e o subsecretário municipal de educação de Nova Venécia

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Venécia