Formação da Educação Especial e Inclusiva aborda temas sobre surdez e currículo

Formação “Um olhar sobre a Surdez” com técnicos da Seme, pais de alunos, professores, cuidadores, supervisores, diretores e representantes da sociedade civil

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, dando continuidade à formação para a construção e elaboração das Diretrizes Municipais da Educação Especial de Nova Venécia, realizou mais dois encontros de formação, um no dia 23 e o outro no dia 27 de julho, respectivamente sobre os assuntos surdez e currículo. Participaram dos encontros técnicos e pedagogos da Seme, pais de alunos, professores, cuidadores, supervisores, diretores das unidades de ensino e representantes da sociedade civil.

Com o tema “Um olhar sobre a Surdez”, a Professora, Mestra em Educação do IFES/SM, expôs, neste que foi o quarto encontro de formação, sobre as Filosofias Educacionais da Surdez  e os ganhos legais, principalmente na perspectiva histórico-cultural. A Libras (Língua Brasileira de Sinais) foi abordada como a língua que o surdo consegue ter melhor aquisição, desenvolvimento e conhecimento do mundo. A professora pontuou “O diagnóstico precoce e estimulação para a aprendizagem da Libras o mais precocemente, na Educação Infantil, é de extrema importância para que o surdo possa adquirir linguagem e experiência de vida.”

A Professora, Doutora em Educação e Colaboradora Técnica do IFES/NV na Formação, no quinto encontro, abordou o tema “Currículo Escolar na Perspectiva na Educação Inclusiva” tratando de aspectos como a garantia do Direito à educação (acesso ao conhecimento) e qualidade (aprendizagem); o Empobrecimento curricular; Adequação curricular; Papel do professor; Currículo como manutenção do vínculo social; e o Processo Ensino aprendizagem. “É preciso um entendimento da educação como um direito de todos, precisando redefinir o espaço da escola para acolher a diversidade de todos os alunos.” afirmou a especialista.

Ao final de cada tema apresentado, os grupos de estudos/trabalhos foram formados para debater sobre os pontos elencados nos instrumentos norteadores que contribuirão na construção da Minuta das Diretrizes Municipais da Educação Especial de Nova Venécia/ES, vigência no ano letivo de 2022.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Venécia