Finalistas dos Jogos Escolares 2022 recebem apoio psicológico

As equipes que irão disputar a etapa estadual dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES) 2022 em Guarapari, nos dias 06 a 11 de junho,  receberam apoio psicológico por meio de uma palestra na EMEF Veneciano.

Com o objetivo de minimizar os sintomas de ansiedade e estresse que antecedem  campeonatos esportivos desse nível, a pedido dos pais dos atletas, a EMEF Veneciano, em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizou um psicólogo para uma roda de conversa.

“Durante os últimos dias, estamos cuidando de toda a parte burocrática junto a Secretaria de Esportes para que tudo transcorra da melhor maneira. Fizemos uma reunião com os pais, e a ideia desse apoio psicológico veio deles.  A fala de um profissional da área faz toda a diferença  para que nossas equipes possam nos representar bem”, disse a diretora escolar.

A abordagem conduzida pelo psicólogo foi a socioemocional. “Falamos aqui sobre a tomada de decisões, o trabalho em equipe, a resolução de problemas e de como lidar com as emoções. Todos esses quesitos, quando bem trabalhados, são fundamentais para o sucesso de uma equipe esportiva. E nessa idade em que eles estão é muito comum os níveis de ansiedade aumentarem diante de uma competição”, relatou o psicólogo.

Nova Venécia será representada por três equipes, duas da EMEF Veneciano, que conquistaram o título de campeãs na modalidade de voleibol masculino e feminino infantil e uma pela Seleção de basquetebol juvenil.

As equipes embarcam com destino a Guarapari na próxima segunda-feira (06).

Alunos da EMEF Veneciano que fazem parte das equipes que vão disputar a etapa estadual em Guarapari na próxima semana
Profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Nova Venécia durante a palestra na unidade escolar
Diretora escolar e professor de educação física da EMEF Veneciano recebendo a equipe do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Nova Venécia e os profissionais da Secretaria de Educação