Feirão das Eletivas das escolas municipais em Tempo Integral

A coordenadora Municipal do PROETI, a secretária Municipal de Educação e a diretora da EMEFTI Bairro Altoé prestigiando a apresentação de eletivas dos professores

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, na última sexta-feira (03), promoveu, na EMEFTI Bairro Altoé e na EMEFTI Professora Arlene Geraldo, o Feirão das Eletivas, momento em que os professores fazem a divulgação de eletivas para seus alunos, a fim de que os estudantes possam escolher aquelas com as quais mais se identificam. 

O Feirão das Eletivas foi uma organização interna que aconteceu nas respectivas unidades de ensino das 13 horas e 20 minutos até as 15 horas.

Produção de histórias em quadrinhos, cultura afrobrasileira e popular brasileira, fotografia, caratê, produção de histórias em quadrinhos, poemas e textos jornalísticos, jogos educacionais de cartas e tabuleiro, artesanato em feltro e argila, crochê, vagonite, pintura em tecido, coral, meditação, slackline, dança e capoeira foram algumas das apresentações expostas feitas pelos professores para que os estudantes pudessem fazer sua opção com base em seus interesses.

A eletiva é um componente curricular da parte diversificada do currículo, em que, durante as aulas temáticas, propostas e elaboradas pelos professores  e estudante através do Projeto de Vida, possibilitam a ampliação, diversificação e aprofundamento nos componentes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), oferecendo também  outro componentes integradores como Experimentando o Mundo, Estudo Orientado, Empreendedorismo, Redação e as Eletivas.

Os professores não pouparam criatividade para aguçar a atenção das crianças e adolescentes, que, por meio de leitura e exposição de livros, revistas e jornais, sessão de filmes, cartazes, rodas de conversa e até um cardápio variado para conhecimento da culinária, passarão a ter duas aulas de 50 minutos de eletivas por semana, sempre às sextas-feiras. Em cada trimestre o estudante faz eletivas diferentes, concluindo três por ano.

Na ocasião, profissionais da Secretaria Municipal de Boa Esperança estiveram prestigiando o Feirão das Eletivas em Nova Venécia, a fim de conhecer a dinâmica das atividades da oferta em Tempo Integral, para implementação também naquele município.

Em 2022, Nova Venécia aderiu ao Programa Capixaba de Fomento à Implementação de escolas municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (PROETI), que visa cumprir a meta 6 do plano Estadual e Municipal de Educação: oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 30% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 15% dos alunos da educação básica.

Stands do Feirão das Eletivas na EMEFTI Arlene Geraldo

Jogos educativos 

Laboratório digital – karaokê cultural

Pinturas em geral

Produção de animes, quadrinhos e mangás

Produção de poemas e roda de leitura

Artesanato com miçangas

Conhecimentos gerais

Cultura popular brasileira 

Fotografia 

Cultura afrobrasileira

Karatê-dô

Professores da EMEFTI Bairro Altoé e equipe Seme apresentando as eletivas para os estudantes

Estudantes da EMEFTI Bairro Altoé dando as boas-vindas aos demais colegas que participam do Feirão de Eletivas

Diretora e supervisor escolar recebendo a secretária Municipal de Educação para o Feirão das Eletivas

….

Capoeira

Jogos pedagógicos

Crochê

Coral

Slackline

Modelagem com argila

Pintura em geral

Arte em feltro

Profissionais do município de Boa Esperança visitando a EMEFTI Bairro Altoé

Ascom | PMNV