Exposição movimenta Casa de Pedra do Perletti  em Nova Venécia

A Prefeitura  de Nova Venécia, por meio das Secretarias Municipais de Educação (Seme) e a de Cultura e Turismo, dando continuidade às atividades comemorativas ao Bicentenário da Independência do Brasil, levou alunos da rede municipal à Casa de Pedra do Perletti para apreciar trabalhos confeccionados em sala de aula.

A EMEFTI Professora Arlene Geraldo, a EMCOR Santa Helena e as EMEFs São Cristóvão, Stanislaw Zucoloto, Veneciano e Dr. Adalton Santos levaram as ações pedagógicas desenvolvidas por alunos e professores para expor  durante todo o mês de setembro.

Temas como Dom João VI e a Unidade Nacional,  Dom Pedro I e as perspectivas do país, José Bonifácio e os projetos para o Brasil,  Dona  Leopoldina e as mulheres no processo de independência do Brasil,  Hipólito José da Costa e as perspectivas da Imprensa e  Soror Joana Angélica e a participação popular no movimento de Independência foram trabalhados em forma de cartazes, desenhos e fotos para que o público conheça a passagem desses personagens no período da Independência.

Um planejamento foi criado para que todas as unidades de ensino possam prestigiar a exposição. “Consideramos de extrema relevância marcar esse momento, afinal, são 200 anos do grito dado às margens do Rio Ipiranga. Tudo foi pensado para que nossos alunos e o público em geral pudessem ter acesso a essa parte da nossa história”, disse o técnico pedagógico da Seme.

Dentro da programação do Bicentenário, já ocorreram a caminhada cívica, apresentações culturais no Centro Cultural Casarão, que, até o fim desse mês, segue com exposição na Casa de Pedra do Perletti e no Saguão da Prefeitura, no período da manhã e da tarde, aberta também ao público.