Estado e município de Nova Venécia em parceria revitalizam prédio compartilhado de suas escolas

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), em parceria com o Governo do Estado do Espírito Santo, inaugurou na última quarta-feira (21), as reformas em parte das dependências da escola EMEF Tito dos Santos Neves, onde funciona  também a unidade de ensino estadual EEEM Maria Dalva Gama Bernabé, no turno noturno.

Pintura em toda a estrutura interna e externa, ampliação da cozinha e troca de telhado, cobertura e calçamento da área de serviço foram feitos.

“A reforma da cozinha foi realizada para adequar o espaço às normas vigentes da vigilância sanitária, além de acomodar melhor as duas escolas, que compartilham o espaço. Antigamente, a cozinha tinha apenas uma despensa, que acomodava todos os itens alimentícios das unidades. Essa situação gerava desconforto às equipes, já que o espaço para armazenamento de alimentos era reduzido”, disse a diretora da unidade escolar municipal.

Ainda segundo a diretora, houve também a construção de uma pia maior, específica para lavar panelas grandes, e o aumento do espaço disponível para abrigar os freezers das duas escolas, que anteriormente precisavam ficar do lado de fora da cozinha, no refeitório. Toda rede hidráulica e rede elétrica também foram trocadas, já que não atendiam mais às demandas. A rede de gás foi refeita e uma coifa instalada para manter o ar do ambiente limpo, diminuindo fumaças, gorduras e mau cheiro. A quadra da escola foi totalmente revitalizada com pinturas, trocas de calhas e iluminação. 

O Governo do Estado investiu  quase R$ 160 mil na obra.   A Seme forneceu mão de obra, apoio técnico e logístico com pedreiros, pintores, eletricistas, marceneiros e veículos para transporte de equipamentos e materiais.

Na entrada, foi realizado um projeto de paisagismo com aquisição de plantas, bancos em madeira e um mural na parede do hall de entrada, tornando o  ambiente agradável e acolhedor.

Com as obras de reforma, o objetivo dos governos Municipal e Estadual é  melhorar o ambiente escolar  na infra-estrutura, oferecendo mais comodidade aos alunos e docentes das redes de ensino.

“Nosso objetivo é trabalhar em parceria, pois acreditamos que assim o resultado sempre será positivo. Agradecemos ao Governo do Estado por estas obras, e o empenho da Seme, que foi de fundamental importância para a reestruturação deste ambiente  escolar”, ressaltou o prefeito. 

A secretária Municipal de Educação pontuou que a escola, após o decreto que criou a unidade de ensino EMEFTI Professora Arlene Geraldo, passou a ofertar em 2022 apenas os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e que a equipe gestora trabalha com foco na alfabetização das crianças e na recomposição da aprendizagem pós-pandemia.  

Uma linda cerimônia foi preparada para apresentar as dependências revitalizadas na unidade de ensino e contou com a presença do prefeito, secretários municipais, diretores escolares, representantes da Sedu e a comunidade escolar. Alunos da EMEF Tito Santos Neves fizeram duas apresentações culturais e, para fechar com chave de ouro o evento, a Banda Marcial Veneciana Professora Arlene Geraldo também se apresentou. 

Nas imagens abaixo, é possível conferir as intervenções realizadas na unidade escolar e momentos da inauguração.

Ascom | PMNV