Escolas do Município recebem Capacitação sobre Censo Escolar

Professores das escolas multisseriadas e infantil do campo e secretários das unidades escolares participando da capacitação do Censo Escolar

Durante os dias 28 e 29 de junho, a Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, ofertou a professores das escolas multisseriadas e infantil do campo e secretários das unidades escolares formação específica sobre o Censo Escolar. A primeira Etapa, Módulo Matrícula Inicial, aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação e foi ministrada pela técnica responsável pelo sistema Educacenso, Laiani Costa Silva, atendendo as 58 escolas da rede.

Objetivando traçar um perfil mais próximo da realidade da educação brasileira, a formação instrumentaliza os profissionais para realizar a demanda com um levantamento de dados o mais fiel possível.

O Censo Escolar é realizado anualmente e traz dados estatístico-educacionais de âmbito nacional. Com ele, o Inep verifica desde o número de matrículas e rendimento dos alunos até a infraestrutura das escolas e funções docentes. Os dados são fornecidos pelas próprias escolas, públicas e privadas, e redes de ensino estaduais e municipais.

A secretária municipal de educação, que esteve presente durante a capacitação, falou sobre a seriedade na realização do Censo “As políticas públicas educacionais no Brasil, sobretudo as ações financiáveis, os programas e projetos federais e estaduais com recursos financeiros, todos são pautados em dados coletados pelo Censo Escolar, por isso é tão importante e de grande responsabilidade informar, com fidelidade, a realidade das unidades de ensino da nossa rede.”