Escolas do campo têm internet instalada por meio de Programa Wi-Brasil

Antena que compõe o kit do Programa Gesac instalada em Escola do Campo

A Prefeitura de Nova Venécia, no dia 29 de outubro, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), concluiu a instalação de internet nas escolas do campo referente ao Programa Wi-Fi Brasil – Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (GESAC) – um programa do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério das Comunicações (MCOM) que conta com a parceria da Telebras.

Em março, a Câmara dos Deputados, por meio de um parlamentar, fez contato com a Prefeitura e solicitou informações sobre os locais sem sinal algum de internet no município. Um minucioso mapeamento sobre a região, onde estão inseridas as escolas municipais do campo, foi feito pela Coordenação da Educação do Campo da Seme e pela Coordenação de Tecnologia Educacional e foi enviado ao deputado no prazo estipulado que era até abril.

No dia 16 de setembro, o Prefeito de Nova Venécia esteve em Brasília, acompanhado pelo Presidente da Câmara e de mais dois vereadores e recebeu, em primeira mão, a notícia de que 34 escolas do campo foram contempladas com os pontos de conexão Wi-Fi Brasil Livre de acesso à internet em banda larga. Já no dia 20 de setembro, a empresa responsável entrou em contato com a Secretaria de Municipal Educação informando estar de posse das ordens de serviço para o início da instalação.

O Wi-Fi Brasil tem como objetivo levar conectividade em alta velocidade a todas localidades do país, onde não há nenhuma ou pouca conexão, permitindo cumprir os objetivos nacionais da política pública de telecomunicações. O programa é direcionado, prioritariamente, para comunidades em estado de vulnerabilidade social, em todo o Brasil, que não têm outro meio de serem inseridas no mundo das Tecnologias de Informação e Comunicação, as TICs.

Durante a instalação, as escolas receberam um kit com o aparato necessário para o recebimento e propagação do sinal, composto de antena, kit de aterramento, cabos e modem. A secretária municipal de educação agradeceu imensamente os esforços do prefeito,da Câmara deVereadores e toda equipe da Seme para que mais essa conquista viesse para Nova Venécia. “Estarmos conectados às escolas do campo, fazer a educação acontecer nas suas mais variadas formas e possibilidades para todos é emocionante. Estamos muito felizes com esse resultado. A inclusão digital é uma realidade em Nova Venécia.” concluiu.

Confira abaixo as escolas e as respectivas localidades onde a internet que o Programa Gesac alcançou:

EMEIEF ASSENTAMENTO RODEIO – São João do Boto

EMEIEF SANTA ROSA DA CACHOEIRINHA – Santa Rosa do Cachoeirinha