Escolas de Nova Venécia encerram semana de Avaliação Diagnóstica

Todas as unidades de ensino da rede pública municipal de Nova Venécia durante a semana de aplicação da avaliação diagnóstica.

As unidades de ensino da rede pública de Nova Venécia encerraram, nesta sexta-feira (11),

a semana de Avaliação Diagnóstica, que tem como objetivo identificar os níveis de aprendizagem dos alunos.

Foram cinco dias de avaliações, já previstos no Calendário Escolar, como parte da Proposta Pedagógica para 2022.

Os conteúdos avaliados no ensino fundamental, anos iniciais e finais, foram de língua portuguesa e matemática, aplicados conforme pré-requisitos essenciais de cada ano/série.

“No Ensino Fundamental o objetivo dessa avaliação foi diagnosticar a aprendizagem dos discentes durante esse período pandêmico, bem como contribuir para o seu desenvolvimento e a partir dos resultados criar mecanismos para o fortalecimento da aprendizagem”, ressaltou a coordenadora do ensino fundamental.

Na educação infantil, foram avaliados os alunos do 1° e 2° períodos com a análise dos objetivos de aprendizagem estabelecidos para cada turma. A Avaliação se baseia, em todas as etapas, nas habilidades preconizadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

“Nessa fase, o diagnóstico é feito a partir da avaliação, que mensura quais as habilidades foram alcançadas, determinando os pré-requisitos para o processo de ensino aprendizagem como: letras/fonemas, numerais, formas geométricas, cores, grandezas, escrita e materiais lúdicos”, disse a coordenadora da educação infantil da Seme.

A rede de ensino municipal de Nova Venécia conta com quase 6.200 alunos distribuídos nas 57 unidades escolares (sede e campo) e a Avaliação é aplicada para todos.

“Essa é a primeira importante ação pedagógica dentro da nossa Proposta para 2022. Avaliar e identificar os níveis de aprendizagem para nortear o planejamento do nosso ensino”, afirmou a secretária municipal de educação de Nova Venécia. “Uma educação pública de qualidade para todos é a nossa meta”, finaliza a secretária.