Escola de Nova Venécia inicia Projeto Piloto em Educação Ambiental

A coordenadora do Ensino Fundamental da Seme, a secretária municipal de educação, a diretora da EMEF Drº Adalton Santos, a palestrante - a assistente social da Cesan e a supervisora da escola com os materiais do Projeto de Educação Ambiental

Nesta quarta-feira (20), a Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), recebeu a assistente social da Companhia Espirito Santense de Saneamento (Cesan), Luzinete do Nascimento Paranha Santos, para a apresentação dos Programas e Projetos socioambientais da instituição.

A capacitação realizada pela Cesan faz parte do projeto #CesanNaSuaCasa, que tem como objetivo divulgar e disponibilizar materiais didáticos de apoio, em formato digital, para as equipes pedagógicas das escolas. Após a formação, do qual participaram todos supervisores do ensino fundamental da rede, a Seme considerou a proposta de extrema relevância pelo fato dela atender ao Tema Integrador da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e contou também com a análise da Diretora da EMEF Dr.º Adalton Santos, professora de ciências da rede, que avaliou o conteúdo exposto. “O material é maravilhoso, riquíssimo. Tem a cartilha com atividades, vídeos para os alunos e até teatros para eles assistirem, tudo bem interativo” ressaltou a bióloga.

A EMEF Drº Adalton Santos executará o projeto piloto, o qual terá sua aplicação avaliada, no intuito de estendê-lo a toda rede em 2022. Segundo a palestrante, a Cesan pretende possibilitar o acesso da sociedade a diversos conteúdos educativos relacionados ao tema ambiental. “Contribuir com a sensibilização da população sobre a responsabilidade e a necessidade da mudança de comportamento em relação à questão ambiental, que está fortemente ligada ao saneamento e a todas as formas de vida, é um assunto de interesse coletivo”.

A técnica pedagógica da Seme comemorou a implementação do Projeto Piloto. “Estamos muito confiantes no sucesso da escola à frente desse desafio e muito satisfeitos com a supervisão da professora de ciências por apoiar o projeto com seu conhecimento científico, para que possamos, além de dar continuidade a estas primeiras ações, também poder ampliá-las futuramente”.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Venécia.