Equipe de Assessoramento Pedagógico de Nova Venécia faz capacitação pelo programa de alfabetização

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), em parceria com o programa Educar pra Valer (EpV), promoveu a participação de 07 técnicos pedagógicos na 2ª Formação Intermunicipal com Equipes de Acompanhamento Escolar no Espírito Santo, que aconteceu na Universidade Aberta Do Brasil – Polo Vila Velha.

Toda a Coordenação do Ensino Fundamental Anos Iniciais, a Coordenação da Educação do Campo e representantes da Educação em Tempo Integral, presentes à formação, estudaram o tema “Impacto da Assessoria na Aprendizagem: qual a repercussão do meu trabalho?”, conduzido pela Coordenadora Estadual dos municípios do Maranhão do Programa do Educar pra Valer, Lena Marcelo.

No Espírito Santo, participam das ações do Programa os municípios de Nova Venécia, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Vitória e Vila Velha, que, juntos, refletiram sobre a essência do acompanhamento às escolas com foco nos resultados de aprendizagem, a avaliação do cenário das redes, a atuação do assessor pedagógico no apoio a gestão escolar e como construir bons feedbacks com trocas de experiências entre as equipes.

Com a parceria, Nova Venécia lançou o programa municipal “Alfabetização Aqui é pra Valer”. Segundo o representante do Programa Capixaba de Fomento à Implementação de escolas municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (PROETI)  no município, a formação contribuiu imensamente para a prática do Assessoramento Pedagógico, instituído nesta gestão pela Seme.

“Da capacitação, destaco as experiências as quais a palestrante compartilhou conosco. Com ela, quem tem um vasto conhecimento em sua área de atuação pelo programa no Maranhão, pudemos analisar os pontos positivos que Nova Venécia já alcançou. Para mim, foram muito marcantes as reflexões sobre olhar o estudante para além da escola, com foco em sua realidade e, a partir daí, compreender como se dá sua aprendizagem.” elogiou o pedagogo.