Equipe da Secretaria Municipal de Educação reúne com representantes de militares para diálogo sobre Escola Cívico-Militar de Nova Venécia

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) se reuniu com tenente coronel-comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar de Nova Venécia, o tenente e o sargento da 2ª Cia de Bombeiros Militares, para apresentar as ações que estão sendo desenvolvidas para a implementação da Escola Cívico-Militar (Ecim) no município.

A reunião aconteceu na sede do 2º Batalhão. Foram apresentadas também as proposições da Escola Cívico-Militar e as informações sobre o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), lançado pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério da Defesa, que tem como principal objetivo a contribuição para a melhoria da educação básica, a partir da implantação de um modelo do MEC para as Escolas Cívico-Militares (Ecim). 

A estimativa é de que a nova unidade de ensino possa ofertar uma média 550 vagas para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), nos turnos matutino e vespertino. 

Para a ponto focal (representante do programa de escolas cívico-militares do MEC no município de Nova Venécia), é de suma importância a parceria com a Polícia e o Bombeiro Militar, que contribuirão com a formação dos jovens e adolescentes em uma proposta de educação na Ecim veneciana. 

“São esses profissionais, formados ao longo de uma carreira dedicada ao serviço da Pátria, que promoverão atividades com vistas à difusão de valores humanos e cívicos”, ressaltou a servidora.

De acordo com a secretária municipal de educação, um conjunto de ações estão sendo desenvolvidas para que a Ecim se torne, em breve, uma realidade em Nova Venécia. “Prevista no plano de governo do Prefeito, a criação da Escola Cívico Militar está em fase de capacitação da equipe gestora e organização de toda a documentação administrativa e pedagógica exigida pelo MEC para a implantação da unidade escolar com sucesso”, disse a gestora. 

Ainda de acordo com a secretária, o município veneciano é privilegiado por ter um Batalhão de Polícia Militar e um Batalhão do Corpo de Bombeiros com profissionais qualificados e comprometidos para atuar junto com a equipe da educação.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Venécia