Equipe da Secretaria de Cultura e Turismo visita o grupo de Bordado Dona Fitinha

A Prefeitura de Nova Venécia por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, vem trabalhando na valorização à cultura do Artesanato em todo o Município, mais de 50 interessados fizeram o cadastro por meio da busca ativa dos artesões, conduzida pela equipe da secretaria, essas pessoas vêm participando das feiras culturais do município e do projeto InovArte Venecia.

Na última Segunda-Feira (02), o Secretário de Cultura e Turismo juntamente com sua equipe estiveram visitando o Grupo de “Bordado Dona Fitinha”, grupo este que é formado por Mulheres da Região APA (Área de Proteção Ambiental) da Pedra do Elefante, que produzem desenhos autorais e imprimem em peças de tecido, através do bordado em fios e tecidos.

Segundo o Secretário, “nosso município é referência artesanal e ao longo do tempo tem se tornado polo regional. Hoje produzimos em diversos seguimentos, do bordado a arte em madeira. A nossa intenção é produzir cada vez mais e incentivar esses pequenos empreendedores culturais se manterem produzindo, gerando renda e fomentando a cultura de nossa gente.” Finalizou.

A Coordenadora do projeto falou sobre a importância da arte ao Grupo, “Unir a arte de bordar e as belezas da natureza promove o resultado deslumbrante das peças elaboradas pelas integrantes do Grupo de Bordados Dona Fitinha.”

O projeto conta com diversas parcerias de apoio, como empresas privadas e instituições públicas como o IEMA, Sebrae, e o apoio da Prefeitura. O intuito do projeto é fazer com que os artesões tenham sua própria renda financeira gerada através do desenvolvimento das obras culturais e artísticas pela região de Nova Venécia.