Encontro de formação para diretores e supervisores escolares pelo programa Educar pra Valer

Secretária municipal de educação fazendo a acolhida da formadora e dos profissionais para a formação

Dando continuidade aos estudos para gestores, a Secretaria Municipal de Educação (Seme), por meio da parceria com a equipe do Programa Educar pra Valer, ofereceu na última terça-feira (10), o terceiro módulo de formação para esse público de profissionais. O foco do estudo é a gestão pedagógica e se subdivide em quatro encontros com os subtemas deste assunto.

A formação aconteceu pela manhã e à tarde para atender os dois turnos de trabalho dos profissionais. A professora formadora,  da Consultoria Educacional Lyceum, conduziu os estudos, conforme agendado, retomando atividades do segundo encontro antes de iniciar a proposta do dia.

O tema do terceiro encontro tratou do Gestor e o Acompanhamento Pedagógico no contexto escolar por meio da exposição dialogada, ressignificação e fortalecimento das ações pedagógicas da gestão escolar sem perder de vista a função dos gestores definidas pela Matriz Nacional Comum de Competências e Atribuições do Diretor Escolar (MEC).

Segundo a articuladora do programa “Alfabetização aqui é pra Valer” em Nova Venécia, com foco em como os gestores devem acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem em sala de aula, diretores e supervisores discutiram e consolidaram as melhores estratégias e instrumentos para  que essa ação ocorra com eficiência nas escolas.

“Um bom acompanhamento, por consequência, colabora com professores e estudantes no sucesso dos resultados, garantindo assim a qualidade esperada”, analisou a pedagoga.

A formadora, supervisores e diretores escolares elencaram fatores de alguns estudantes durante as avaliações e os fatores que eliminam as barreiras da aprendizagem compartilhando boas práticas. Entre as estratégias positivas estão  o monitoramento da frequência, a rotina de sala de aula, a escuta ativa para a construção de um bom feedback e a integração entre família e escola.

Diretores e supervisores escolares do turno vespertino participando da formação