EMEIEF  São Luiz Rei é revitalizada e a comunidade escolar comemora

A Prefeitura de Nova Venécia e a Secretaria Municipal de Educação (Seme), por meio do Setor de Serviços Gerais, inauguraram, nesta segunda-feira (12), obras de revitalização na unidade de ensino multisseriada do campo EMEIEF São Luiz Rei.

Cercamento, troca de telhado, calçada cidadã, rampa, escada, pintura em toda a unidade escolar e nivelamento de terreno foram as revitalizações realizadas. Uma  placa de identificação da unidade também foi instalada. A escola também recebeu mobília nova e ventiladores.

Foram investidos quase 40 mil reais na obra, além da parceria com o Conselho Escolar, que adquiriu a tinta, com recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

“Uma nova estrutura estamos oferecendo para essa comunidade. Um ambiente adequado para que nossos alunos e profissionais possam se sentir bem, garantindo assim um melhor ensino, bem como um melhor aprendizado”, ressaltou a secretária municipal de educação. O investimento representa o apoio para o fortalecimento das escolas do campo nesta gestão.

O prefeito ressaltou em sua fala que educação é uma das prioridades em sua gestão. “Escola do campo e da cidade com a mesma atenção, seja na parte de estrutura física ou na parte pedagógica. Os resultados estão aparecendo e com louvor. Estou convicto que estamos no  caminho certo”, disse.

Na solenidade de entrega da obra, estiveram presentes o prefeito, vereadores, equipe da Seme, alunos, pais e a comunidade do entorno.
Hoje a escola funciona com 3 professores, sendo 1 professora da Educação Infantil, 1 professora do Ensino Fundamental e 1 professor de Educação Física, conta também com uma merendeira, para atender um total de 13 alunos, sendo, 9 no ensino fundamental e 4 na educação infantil.

“Estudei nessa escola, só nós sabemos a importância, a alegria de estarmos aqui para ver toda essa reforma, um sonho antigo nosso. Fica nosso agradecimento a essa gestão comprometida com a educação, com a valorização do povo do campo”, pontuou o presidente do conselho de escola.

Histórico da unidade escolar
A escola foi criada em 1960, localizada na comunidade de São Luiz Rei, município de Nova Venécia e começou a funcionar na igreja católica de São Luiz Rei, atendendo alunos das séries iniciais.  A primeira professora da unidade de ensino foi a senhora Maria Pereira de Jesus (in memória), atuando de 1964 a 1966, que, posteriormente, foi substituída por Tereza Pereira de Jesus.

A partir de 1964, a escola passou suas instalações para uma casa coberta de tábua, cercada de madeira em situação precária, onde não havia luz elétrica, a iluminação era feita com lamparina e bambu atendendo 50 alunos matriculados, e conforme a classificação,  recebe a  denominação de Escola Singular “São Luiz Rei”, tendo como Entidade Mantenedora o Governo do Estado do Espírito Santo.

Em 2007, o Decreto Municipal, nº 5.904, de 18 de junho de 2007, classificou as Unidades  Escolares da Rede Municipal de Ensino do Município de Nova Venécia em Escola Municipal de Ensino Fundamental “São Luiz Rei”. A escola teve a última reforma em 2008.
Em 2014, o Decreto Municipal, nº 11.110, de 25 de julho de 2014, classificou e transferiu a jurisdição administrativa e pedagógica dos anexos da Educação Infantil, deixando de ser Anexo São Luiz Rei, do CMEI Maria Pereira Carrasco, e tornando-se EMEIEF São Luiz Rei.

Confira abaixo fotos da inauguração e do antes e depois da reforma na unidade: