EMEIEF Lourdes Scardini realiza aula de campo sobre patrimônio material e natural de Nova Venécia

A turminha do 5º ano no alto da Trilha da Gameleira e o 3º e o 4º ano nas margens do Rio Cricaré, próximo ao Casarão

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), enalteceu o trabalho realizado pela EMEIEF Lourdes Scardini. A unidade de ensino promoveu, uma série de atividades relacionadas aos objetos do conhecimento do componente curricular de história que é conhecer monumentos, construções e espaços que são parte do Patrimônio Material e Natural da história do município.

No dia 12 de maio, os alunos do 5º ano matutino e no dia 20 de junho, os do 3º e 4º ano vespertino, seguiram, de ônibus, um roteiro de visitas, no qual passaram pela Igreja Matriz São Marcos, Escadaria Jamili Daher Rocha, Casa de Pedra  do Perletti, espaço onde havia as ruínas da antiga Casa Grande do Major Cunha (Casa dos Escravos) até a Área de Proteção Ambiental da Pedra do Elefante (APA), onde conheceram a famosa árvore Gameleira, em volta da qual fizeram um delicioso piquenique.

Para a professora do 5º ano, o componente curricular de história trata de conhecimentos históricos, econômicos e sociais do município. “Nossa ideia foi realizar uma aula diferenciada para estimular o interesse, criatividade e motivação no processo ensino-aprendizagem. A intenção foi levar as crianças a lugares de forma a aprender através desse facilitador que é a aula de campo” explicou a profissional.

A docente informou ainda que, com a aula de campo, foi possível integrar as aprendizagens adquiridas a outros componentes curriculares como em ciências, abordando a questão ambiental e preservação (APA), em língua portuguesa, e criar referências da cidade para a produção de texto: um poema sobre a cidade.

Com o 3º e 4º ano, mais integração entre os conhecimentos. Os professores das turmas relataram o quanto foi enriquecedora a interdisciplinaridade. Em história, os estudantes exploraram as semelhanças e diferenças existentes entre comunidade de sua cidade ou região, a percepção de elementos culturais e históricos específicos e o compartilhamento de conhecimentos historicamente produzidos, marcos de memória; em geografia, lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas: indígenas, africanas, italiana, entre outras; em ciências, Educação Ambiental: “cuidar do nosso Planeta é nossa responsabilidade”; em língua portuguesa realizaram a produção de um texto narrativo sobre a temática “Preservar nossos recursos naturais é obrigação de todos”.

Segundo a diretora escolar, os poemas produzidos estão em fase de diagramação para impressão que estará disponível para os estudantes/autores e suas famílias no acervo da biblioteca da escola. Ela relata ainda que as demais turmas também farão aulas de campo.

Os estudantes da EMEIEF Lourdes Scardini no alto da Escadaria Jamili Daher Rocha e na área da APA da Pedra do Elefante
3º e 4º ano na Casa de Pedra do Perletti
Trechos do livro de poemas produzido pelos estudantes do 5º ano