EMEFTI Bairro Altoé apresenta  resultados das atividades do Tempo Integral

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), apresentou a toda comunidade veneciana as atividades desenvolvidas pela EMEFTI Bairro Altoé, a partir da proposta pedagógica do ensino em tempo integral, nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

A apresentação aconteceu na quadra da unidade escolar, na última terça-feira (21), e contou com a presença da comunidade, famílias, autoridades políticas, técnicos pedagógicos da Seme e da Superintendência Regional de Educação de Nova Venécia (SRENV).
Foram montados stands para a mostra dos resultados das atividades que foram trabalhadas durante o primeiro trimestre. A chamada Eletivas faz parte do componente curricular das aulas de práticas e vivências em protagonismo.

Na EMEFTI Bairro Altoé, por meio de um edital feito pela unidade escolar, os alunos indicaram  suas áreas de interesse e dentre as opções foram escolhidos 9 temáticas: música, futsal, biscuit, horta e jardinagem, brinquedos, arte marcial, jornalismo, pintura em tecido e crochê. “Hoje é um momento de celebrarmos o avanço dos nossos alunos. Cada trabalho desse tem a dedicação e o esforço deles. Estamos em busca de fazer com que eles se tornem protagonistas de sua própria história”, disse a diretora da escola.

Além de stands, apresentações musicais e teatrais prenderam a atenção do público presente. Mais de 150 pessoas prestigiaram o encontro. A secretária municipal de educação de Nova Venécia salienta a satisfação em ver o progresso dos estudantes. “Esta escola teve o privilégio de fazer parte do Programa Capixaba de Fomento à Implementação de Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral – PROETI do Governo Estadual desde o início e vem fazendo valer seu pioneirismo. É notório o avanço no processo ensino-aprendizagem. Estão aqui os resultados para que todos possam ver os trabalhos e apresentações feitas pelos alunos”, afirmou. A gestora enaltece também os profissionais que têm dedicação exclusiva à escola. “Aos professores, aos braçais, às merendeiras, à gestão pedagógica e administrativa, nossos agradecimentos por executarem com tanto esmero a função de cada um, fazendo da educação o que tem que ser feito”, finaliza.

A EMEFTI Bairro Altoé conta hoje com 168 alunos matriculados na modalidade de ensino em tempo integral para os anos iniciais do ensino fundamental, 1º ao 5º, e com 16 professores em dedicação exclusiva. Com uma carga horária de 9h30 diárias, são oferecidas aos estudantes  4 refeições.

O prefeito de Nova Venécia prestigiou as apresentações e  anunciou investimentos para a escola. “Em breve vamos começar aqui a reestruturação física, com a construção de um espaço para melhor  atender as necessidades da modalidade do ensino em tempo integral. Parte do recurso já está em conta e estamos  aguardando a  liberação do Comitê do Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil e do Ensino Fundamental no Espírito Santo (Funpaes)  para licitação”, considerou.

É possível conferir nas fotos da culminância das eletivas na EMEFTI Bairro Altoé, que seguem abaixo, o sucesso que foi o momento.