EMEF Veneciano promove 1º  Encontro Café com Reflexão

A unidade de ensino da rede municipal de Nova Venécia, EMEF Veneciano, realizou o primeiro Encontro Café com Reflexão para as famílias dos alunos público-alvo da educação especial. Diante da necessidade de movimentar na escola as discussões na perspectiva da Educação Inclusiva. Os professores, junto à equipe gestora, organizaram, no mês de abril, este momento para refletir sobre o tema  “Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva”  – 14 de abril.
“Este mês é muito relevante, pois nos convida a compreender qual é o papel da escola e da família em uma perspectiva do desenvolvimento dos estudantes de forma integral”, disse a diretora da unidade de ensino.

Na oportunidade, foi desenvolvida a dinâmica interativa “De quem é a culpa?”, sendo lançadas seis questões para os convidados, que puderam responder sinalizando um culpado (Governo, Sociedade, Família, Estudante, Escola e Professores). Na explanação da dinâmica, realizada pela professora da Sala de Recursos, foi contemplada a ideia de parceria e colaboração, provocando os participantes a valorizarem e se inteirar dos movimentos necessários da escola, possibilitando estratégias colaborativas para o ensino e aprendizagem dos estudantes.

Ainda, segundo a diretora,  foi elaborado  um mapa conceitual sobre as vertentes que compõem a Educação Inclusiva. “Essa ação foi essencial para articular na escola ações colaborativas em que a equipe escolar e família tiveram a oportunidade de dialogar e refletir sobre essa temática tão relevante na escola e sociedade”, finaliza.

A rede municipal de ensino de Nova Venécia tem hoje  229 alunos público-alvo da educação especial matriculados. O município conta ainda com 15 salas de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado – AEE, no contraturno, entre elas está a da escola do campo EMCOR Santa Helena e EMEIF Cedrolândia, que além de atender a demanda da unidade, também atende os alunos da região.