EMEF São Cristóvão participa de concurso sobre Educação Financeira

A Prefeitura de Nova Venécia, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) e o Instituto Sicoob, na última quarta-feira (24), promoveram uma formação a fim de capacitar professores e alunos da EMEF São Cristóvão para participarem do Programa Concurso Cultural, que tem por objetivo conscientizar crianças e adolescentes sobre cooperativismo, empreendedorismo, cidadania financeira e o desenvolvimento sustentável.

Na EMEF São Cristóvão, as funcionárias da Instituição Financeira, Jeanne Flores Baldon Denadai, gerente de relacionamento, Larrubia Parmagnani e Franciele Daros Zani Rosa, agentes de atendimento, que desenvolvem o trabalho voluntário pelo Instituto Sicoob, acompanhadas da Coordenação do Ensino Fundamental da Seme, ministraram uma palestra sobre Educação Financeira que tem por objetivo conscientizar o cidadão sobre os seus direitos e deveres ao gerenciar suas finanças, estimula o uso responsável do dinheiro, o hábito de poupar, planejar e fazer a destinação consciente dos recursos financeiros, além de subsidiar a participação dos professores de língua portuguesa e redação e estudantes no Concurso.

Segundo as voluntárias, o Programa Concurso Cultural tem como propósito difundir ideais cooperativistas entre as comunidades escolares que atendem estudantes do Ensino Fundamental. “O Concurso se desenvolve anualmente em torno da proposição de um tema que favorece a problematização de conhecimentos sobre o mundo e a realidade próxima” explicou a gerente.

Participam do Programa os alunos do 3º, 5º, 7º e 9º anos do ensino fundamental. Os alunos do 3º ano produzirão desenhos; do 5º ano, crônicas (texto narrativo); do 7º ano, poemas; e os do 9º ano, produzirão tiras em quadrinhos, os quais passarão pelas fases local, regional e nacional.

Para a coordenadora do ensino fundamental anos finais da Seme, com o Concurso, os professores e os estudantes são incentivados a buscar conteúdos para a produção, planejamento, desenvolvimento e aperfeiçoamento coletivo dos textos que serão objeto do programa. “Não é a primeira vez que fazemos essa parceria com o Instituto Sicoob e temos colhidos excelentes resultados.  Participar de atividades desse formato simula contextos reais e garante momentos únicos de efetiva aprendizagem, conhecimentos que oportunizam aos alunos informações a respeito de  como  as pessoas se relacionam com o dinheiro, bem como aprendem a tomar decisões corretas e estratégicas sobre seu uso, tanto no presente como para seu futuro”, ressaltou a técnica pedagógica.