EMEF Bairro Altoé homenageia alunos classificados na 2ª fase da OBMEP

Professora e alunos homenageados pelo resultado positivo na OBMEP na EMEF Bairro Altoé

EMEF “Bairro Altoé” criou o cursinho preparatório para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) para os alunos da escola, para tanto contou com apoio da professora de matemática da unidade de ensino. O cursinho, que ocorreu em junho, teve a participação de 21 alunos, que fizeram a prova em julho, dos quais 8 receberam o resultado agora em setembro de que foram classificados para a 2ª Fase, que acontecerá no dia 06 de novembro na EEEM “Dom Daniel Comboni.

Nessa segunda-feira, 27 de setembro, a equipe da EMEF Bairro Altoé fez uma homenagem para a professora e todos os alunos participantes da OBMEP com mimos e guloseimas. A Coordenadora das Olimpíadas, técnica da Secretaria Municipal de Educação (Seme) esteve na escola para acompanhar as comemorações e disse que se sentiu honrada em participar. “É um momento muito especial para escola e gostaria de parabéns a todos, principalmente a iniciativa da professora, que, mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia, viu a Olimpíada com uma perspectiva positiva, proporcionando essas horas extras de estudos aos nossos alunos”. afirmou a representante da Seme.

Em 2021, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas está em sua 16ª edição e Nova Venécia não ficou de fora, 133 estudantes de 08 escolas participaram da primeira etapa da competição, segundo informações da Secretaria Municipal de Educação, que aderiu à prova em abril. O período para as escolas aplicarem as provas da 1ª fase foi de 28 de junho a 03 de agosto.

Dentro do período de aplicação, cada escola se organizou para atender os alunos, com toda segurança necessária. Durante o mês de julho, além da EMEF Bairro Altoé,  EMEF Veneciano, EMEF Stanislaw Zucoloto, EMEIEF Francisco Secchin, EMEIEF Francisco Tavares Renes , EMEIEF Cedrolândia, EMCOR Gaviãozinho e EMCOR Santa Helena também aplicaram as provas das Olimpíadas de Matemática.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP, criada desde 2005, é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.

O objetivo da OBMEP é estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, seu público-alvo são alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. Cerca de 18 milhões de alunos, em praticamente todos os municípios brasileiros, têm participado da competição, que além de desenvolver as habilidades matemáticas, incentiva o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional, contribui para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Dos 133 candidatos, 45 passaram para a segunda fase e, no dia 06 de novembro, eles realizarão a prova, os classificados serão conhecidos no dia 18 de janeiro de 2022.