EMCOR Gaviãozinho realiza projeto “Qual o meio ambiente que eu quero?”

EMCOR Gaviãozinho Desenvolvendo Projeto de meio ambiente em parceria com Idaf

O mês de setembro é marcado por datas como o Dia da Árvore, o início da primavera, momento propício para engajar a garotada em atividades que levem a reflexão sobre o meio ambiente. Aproveitando de forma interdisciplinar, para trabalhar as datas de forma consciente, a EMCOR Gaviãozinho desenvolveu atividades envolvendo todos os componentes curriculares através do Projeto “Qual o meio ambiente que eu quero?” com o objetivo de levar para os alunos uma visão de como era, como está nosso meio ambiente e como estará no futuro depois das intervenções humanas.

No dia 21 de setembro, 19 alunos e 11 professores contaram com a parceria do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e apoio da Secretaria Municipal de Educação para realizar palestras com a colaboração do Engenheiro Agrônomo do Instituto. No primeiro momento, os alunos assistiram a um vídeo com o tema João Ambiente, e, baseado nele, produziram cartazes, uma proposta que atende, por exemplo, o componente e língua portuguesa e arte. O palestrante expôs slides sobre a vegetação, os mangues, sobre as represas e barragens, trouxe diversos exemplos para mostrar como o meio ambiente já tem sido modificado pelo homem levando-os a pensar sobre o conceito de sustentabilidade.

Segundo a diretora escolar, a participação dos alunos foi muito grande. “Eles queriam saber mais, houve muitas perguntas e dúvidas foram sandas. Em seguida, elaboraram, junto aos professores, seus relatórios, que serão consolidados e farão parte de seu portfólio de Estadia”.

No decorrer do Projeto, cada turma está responsável por uma ação como teatros, poesias, paródias:

6º ano: Importância da água para o Planeta;

7º ano: Lixo: Consequências e soluções;

8º ano: Impactos ambientais: Conceito, tipos e consequências;

9º ano: Preservação e conservação do meio ambiente – Técnicas agroecológicas;

Ainda, de acordo com a diretora da unidade de ensino, estão previstas atividades como Visita de estudos na “Gameleira” e Plantio de mudas nativas. O Projeto segue realizando suas atividades até o mês de dezembro, conforme cronograma elaborado pelos envolvidos.