Educar pra Valer, programa do Ceará, inicia formação de professores em Nova Venécia

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), na última sexta-feira (02), recebeu a equipe do programa Educar pra Valer para dar início ao ciclo de formações de 2024. O público-alvo dos estudos, que aconteceram na EMEF Profª Claudina Barbosa, são os professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental anos iniciais, em tempo parcial e integral, do campo e da cidade.

Apoiado pela equipe da Seme, o time de formadores da Lyceum Consultoria, Fernanda Moura Almeida Batista, Maria Vânia Félix de Moura, Emanuela Cristina Gomes de Freitas, conduziram os professores de língua portuguesa e matemática que atuam nas turmas de 1º ao 3º ano, com as temáticas “Proposta e Pilares da formação – BNCC -;  Proposta curricular e progressão de habilidades; Perfil de saída; Rotina e Interdisciplinaridade”.

Já para as turmas de 4º e 5º ano, Juliana Mingote de Oliveira, de língua portuguesa, trabalhou os mesmos temas do ciclo de alfabetização, e com Ivan Lennon da Costa Nogueira, de matemática, estudaram a “Organização da rotina pedagógica: atividades permanentes e sequências de atividades”.

A coordenadora municipal do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), do governo do estado, e do Alfabetização Aqui é pra Valer, do EpV, na Seme, disse que dentre vários objetivos, a formação ao fortalecimento da rotina pedagógica. “Estudar a organização da rotina pedagógica, como instrumento fundamental para o bom desenvolvimento na aprendizagem dos estudantes vem fazendo toda a diferença nos ótimos resultados que temos alcançado”, explicou.

Outros pontos como a distribuição das habilidades por etapas, a importância das avaliações, a intervenção pedagógica e a plataforma SAEV como ferramenta de acompanhamento também foram abordados na capacitação.

Segundo Camila Raown, coordenadora Assistente do programa Educar pra Valer, a formação contribui para que o planejamento dos professores seja articulado às ações realizadas em sala de aula. “Ao expandir os conhecimentos e habilidades dos professores, é possível aperfeiçoar as práticas pedagógicas, assim, o ano de 2024 se inicia com condições favoráveis, possibilitando a elevação da qualidade de ensino no município”, afirmou.

Programa Educar pra Valer

Nova Venécia firmou uma parceria com Programa Educar pra Valer para receber, sem custos, durante 04 anos, o compartilhamento de sistemáticas e de boas práticas gerenciais na área educacional, objetivando fomentar a qualidade da educação básica do município, com ações que visem à melhoria da gestão pública, educacional e pedagógica, capazes de garantir o ingresso, a frequência regular e a permanência de suas crianças na escola, envidando todos os esforços para que elas conquistem os níveis de aprendizagem esperados para idade certa, com o avanço dos indicadores educacionais. No Espírito Santo, Nova Venécia é um dos cinco municípios contemplados com essa adesão.

4º e 5º ano – Língua Portuguesa

4º e 5º ano – Matemática