Educação Financeira movimenta as aulas nas escolas municipais

A professora e os estudantes da EMEF Fazenda Santa Rita em meio aos materiais produzidos com o Projeto “Planejar para realizar sonhos”

Desde agosto, as escolas do município, após adesão feita pela Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), realizam o cronograma de atividades do Programa Aprender Valor do Banco Central, uma iniciativa apoiada pelo Sicoob-ES e pela ONG Espírito Santo em Ação (ES em Ação).

O Programa Aprender Valor entra na sua fase de conclusão dos projetos e as escolas do município executaram trabalhos de grande relevância com os estudantes venecianos. A EMEF Fazenda Santa Rita, por exemplo, desenvolveu várias atividades sugeridas na formação de professores ofertadas pelo Programa.

A professora iniciou o Projeto “Planejar para realizar sonhos” com a leitura do livro “Como se fosse dinheiro” da autora Ruth Rocha, em seguida, ela contou aos alunos sobre o surgimento da moeda, desde as trocas de mercadorias às primeiras peças com representação de valores e posteriormente a necessidade de guardá-las, tendo aí surgido os primeiros bancos.

O trabalho não parou por aí. Depois de conhecerem mais sobre a monetização, as crianças assistiram a vídeos, fizeram uso do dicionário para pesquisar os novos termos, leram e analisaram textos de diversos gêneros, brincaram com jogos, para, por fim, escreverem sobre seus próprios sonhos e assim construíram a Pirâmide dos Sonhos, hierarquizando-os por realizações de curto, médio e longo prazo. Um gráfico também foi elaborado apontando qual o sonho mais votado pela turma.

Como atividade final do Projeto, era preciso colocar em prática um sonho coletivo. Entre os escolhidos, estava o desejo dos alunos de empreender, e, incentivados pela professora, montaram um mercadinho com tudo que tinham direito: cédulas, moedas, caixa, livro caixa, mercadorias e claro, clientes.

“A simulação de compra e venda, a manipulação do dinheiro, a relação com o troco, todas essas habilidades, que parecem tão comuns no dia a dia, precisam ser refletidas para aprendermos sobre um consumo consciente, sobre as tomadas de decisão, sobre a finalidade dada ao lucro. Um aprendizado que nunca esquecerão, pois foi construído por eles mesmos” comemorou a professora.

A EMEF São Cristóvão também já realizou a parte prática do Projeto e as vendas foram um sucesso de aprendizado, assim como a EMEIEF Córrego da Palmeira com a produção de vários gêneros textuais, afinal, vale lembrar que a “propaganda é a alma do negócio”! E , claro, não faltaram as realizações dos negócios de compra e venda.

As atividades do Programa variam um pouco, conforme a realidade de cada comunidade escolar e dos caminhos trilhados pelos estudantes, mas todas seguem esse padrão de execução no formato de uma sequência didática, em que os alunos são desafiados a refletir sobre temas relacionados à vida financeira, com base nos conceitos de planejamento, poupança e crédito, garantindo assim o direito à aprendizagem de habilidades relacionadas a componentes como matemática, história, geografia e língua portuguesa.

“Essas habilidades não envolvem somente a competência de Educação Financeira, mas abrangem também as competências socioemocionais como autoconsciência, autogestão, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável.” explicou a coordenadora do Programa na Seme.