Educação de Nova Venécia participa de capacitação para atendimento às vítimas de violência em Vila Pavão

Equipe da Seme e diretores escolares representando o município de Nova Venécia em capacitação promovida por Vila Pavão

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), foi convidada a participar, na quinta-feira (09), da capacitação sobre o atendimento às pessoas vítimas de violência, promovida pelas Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social de Vila Pavão-ES e a Vigilância Epidemiológica de Violência da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa), na qual estiveram presentes servidores dos municípios de Vila Pavão, Nova Venécia e Linhares, além do CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, Ministério Público, Judiciário, Polícia Civil e Militar daquele município.

Representado Nova Venécia estavam as diretoras das unidades de ensino EMEFTI Arlene Geraldo, CMEITI Maria Caliman Lobo, EMEF São Cristóvão e EMEF Stanislaw Zucoloto, os técnicos pedagógicos da Seme da equipe de Educação Especial e do Programa Capixaba de Fomento à Implementação de Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (PROETI), ocupando as dez vagas ofertadas para os estudos.

A formação, que aconteceu no Auditório da Praça Colono, em Vila Pavão, contou com a contribuição de uma especialista em violência contra crianças e adolescentes, que discorreu sobre o tema “Dialogando com a rede de proteção e cuidado: Linha de cuidados às pessoas em situação de violência, legislação, sinais e sintomas de violência, notificação de violência ao SUS e estruturação da rede de apoio às vítimas de violência”. A palestrante é representante da Sesa e tem vasta experiência no assunto.

Para uma das diretoras escolares, os diálogos sobre as linhas de cuidados e proteção às vítimas de violências são sempre necessários. “Esse é um tema recorrente nas escolas, visto que lidamos com menores e isso já basta para sabermos que se trata de um público vulnerável, sujeito a diferentes tipos de violência. Precisamos estar atentos para identificar o menor sinal de violência e dar o devido encaminhamento, sempre colocando a segurança da vítima em primeiro lugar” concluiu a servidora. 

A secretária de educação de Nova Venécia agradeceu a gestora da educação municipal de Vila Pavão pelo convite. “Ficamos gratos pela oportunidade e parabenizamos o município vizinho pela iniciativa. Juntos podemos concretizar a existência de uma rede de proteção eficaz, que leve cuidado a quem sofreu qualquer tipo de violência e, melhor ainda, uma rede que iniba os casos de violência, que eles nem venham a ocorrer”, frisou a secretária.

Público presente à formação no município de Vila Pavão

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Venécia