Educação de Nova Venécia inicia III Formação pelo Programa Alfabetização Aqui é pra Valer

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), iniciou na última segunda-feira (01), a III Formação pelo Programa Alfabetização Aqui é pra Valer. Planejada dentro da Proposta Pedagógica para 2022, integrando a Formação Continuada em Serviço, esta é uma ação prevista no Calendário Escolar e já está em sua 6ª edição este ano.

A III Formação pelo Programa Alfabetização Aqui é pra Valer acontece,  no auditório da Seme, durante toda a semana e foi organizada para contemplar professores das turmas do ensino fundamental anos iniciais, 1º ao 5º ano, do campo e da cidade, supervisores escolares e assistentes de alfabetização.

Como professora e pedagoga, a secretária municipal de educação abriu os trabalhos da manhã com os professores do 4º ano da rede, acolhendo os profissionais e os formadores e explanando sobre o foco dos estudos do dia. “A formação foi planejada para atender o objetivo do programa: garantir o direito de toda criança ser alfabetizada nos anos iniciais do ensino fundamental. Estamos reunidos aqui em nossos estudos para não perdermos esse objetivo  de vista. O fortalecimento da aprendizagem com foco na alfabetização, a garantia do tempo pedagógico, o preenchimento das lacunas deixadas pela formação inicial, a recuperação das habilidades não aprendidas, a melhora do resultado do IDEB, que já não era bom em 2019 e se agravou com a pandemia, são metas que estamos perseguindo juntos, Secretaria, professores, do campo e da cidade, supervisores e diretores escolares”, afirmou a gestora.

Os professores do 4º ano, em língua portuguesa, trataram das  “Tipologias e gêneros textuais: o uso na sala de aula” com a formadora Tarjjara Almeida Beserra da Silva, e em matemática, Clayton Bento conduziu o tema “Refletindo práticas assertivas para trabalhar com as habilidades relacionadas a  frações”.

Como metodologia, os formadores distribuíram a formação em momentos de estudos em que os professores puderam ser protagonistas no desenvolvimento das atividades propostas. Depois das boas-vindas e combinados, um momento foi reservado para vivências inovadoras e abertura para o novo, para  português, a produção de memes, e para matemática, a solução de um enigma.

A pauta seguiu com a apresentação e o detalhamento das habilidades foco, rotina da sala de aula e dos materiais, além do estudo teórico-prático de cada componente curricular e das estratégias de resolução de itens. Os professores da rede continuam tendo acesso aos materiais, mesmo após o término da formação, inclusive à fundamentação teórica dos respectivos conteúdos, por meio do Classroom.

Para a professora da EMEIEF Lourdes Scardini, a formação do Educar para Valer apresenta uma característica atual. “Com exemplos práticos e pensamentos inovadores, veio somar com os desafios recorrentes em sala de aula”, elogiou a docente.

A Coordenação da Educação do Campo na Seme considerou a formação como muito proveitosa. “A metodologia atende os questionamentos dos professores com relação às aplicações das habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no cotidiano escolar, abordando os objetos do conhecimento em língua portuguesa e matemática”, avaliou a pedagoga.

A semana de capacitações segue para professores de todos os anos. Na terça, 02, o 5º ano  em língua portuguesa, também passa pelo conteúdo  “Tipologias e gêneros textuais: o uso na sala de aula”, com a formadora Tarjjara Almeida Beserra da Silva, e em matemática, o tema muda para “Refletindo práticas assertivas para trabalhar com as habilidades relacionadas a  números decimais”, conduzido pelo formador Clayton Bento.

Na quinta, 04 de agosto, professores do 1º e do 2º ano, respectivamente com as formadoras Eliziana Mendonça e Emanuela Cristina Gomes de Freitas, estudam a “Avaliação da aprendizagem: progressão de habilidades”; já no dia 05, os professores do 3º ano tratam do mesmo tema, mas acompanhados apenas da formadora Eliziana Mendonça.

Todas as formações acontecem pela manhã e, novamente à tarde, para atender os profissionais em seus turnos de trabalho. Os formadores são consultores da Lyceum Consultoria, uma parceira do programa Educar pra Valer, que almeja consolidar a alfabetização na idade certa, até os 7 anos, qualificar a aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental e melhorar o fluxo escolar, para o qual Nova Venécia foi aprovada em edital de seleção com um grupo de apenas mais quatro municípios do Espírito Santo.

Secretária municipal de educação fazendo a abertura da formação e apresentando os formadores aos cursistas: professores, assistentes de alfabetização e supervisores escolares da rede
Formação em língua portuguesa para o matutino e vespertino
Professores do 4º ano e equipe pedagógica da Seme durante a formação de matemática
Formadores ladeando os professores das multisseriadas e a coordenadora da Educação do Campo na Seme