Diversão, exercício e aprendizado alinhados na EMEF São Cristóvão

Os alunos do 2º ano matutino da EMEF São Cristóvão tiveram uma manhã especial de aprendizado. A professora trabalhou o tema pontos cardeais, orientação e localização no espaço geográfico, usando como recurso o espaço de recreação das crianças.

Os pontos cardeais são meios de orientação no espaço terrestre utilizados em diversos instrumentos, tais como as bússolas e os mapas. É, portanto, a partir dos pontos cardeais que podemos ter a correta consciência do lugar que ocupamos no espaço e da nossa posição  em relação a ele.

Ao trabalhar o tema, a docente fez uma explanação dentro do espaço sala de aula sobre o surgimento desse meio de orientação e localização. “Através da observação do meio ambiente, os homens perceberam que o Sol surgia aproximadamente no mesmo ponto do horizonte pela manhã, desaparecendo no lado oposto no final do dia, a partir daí foram criados então os pontos cardeais. Esse é um tema que chama a atenção dos nossos alunos, pois com ele podemos trabalhar de diversas maneiras junto a outros componentes curriculares”, afirmou a professora.

A diversão tomou conta dos alunos que, ao aprenderem onde fica o norte, o sul, o leste e o oeste,  tiveram que se exercitar, aproveitando o sol da manhã na área de recreação da escola. “Nossos professores são altamente capacitados e não poupam criatividade para que os alunos aprendam. Esse foi um recurso simples utilizado, mas que teve um resultado eficaz”, disse a diretora da unidade escolar.

Atividades relacionadas ao tema proposto dentro da sala de aula
Professora da EMEF São Cristóvão auxiliando a aluna na atividade após a explanação do tema do Pontos Cardeais