Diretores e secretários escolares recebem capacitação sobre censo escolar

A secretaria municipal de educação de Nova Venécia capacitou nesta terça-feira (15), diretores e secretários das unidades de ensino do município, sobre o censo escolar, considerando sua importância para o desenvolvimento da educação.

O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. É coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.

Com base nos dados coletados que os recursos estaduais e federais chegam nas escolas.

“Hoje orientamos a segunda etapa do censo, a primeira aconteceu em maio de 2021, que trata dentro da educação básica, a situação do aluno e tem por objetivo coletar as informações de rendimento e movimento, ao final do ano letivo, dos alunos que foram declarados na matrícula inicial do censo escolar”,disse a coordenadora municipal do censo.

Hoje a rede municipal de ensino de Nova Venécia conta com quase 6.200 alunos matriculados entre sede e campo.

A secretária municipal de Educação e o subsecretário participaram da capacitação. Ambos acolheram os participantes e falaram da importância e responsabilidade na inserção das informações no sistema.

“Com base nesses dados podemos fazer os investimentos necessários na educação municipal. A exemplo disso, temos o aumento do número de alunos matriculados na modalidade de ensino educação especial, assim em 2021 nos possibilitou a abertura de mais salas de recursos multifuncionais para atendimento educacional especializado – AEE nas unidades escolares”, pontuou a secretária.

Secretária e Subsecretário Municipal de Educação durante a capacitação do Censo Escolar