Crianças retornam à escola, após 2 anos sem estudar, graças a estratégia Busca Ativa Escolar de Nova Venécia

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria de Educação (Seme), através da estratégia Busca Ativa Escolar (BAE), localizou uma família com 4 crianças, entre as idades de 4 a 12 anos, no interior do município, fora da escola.

Segundo a coordenadora municipal da Busca, a informação chegou à Seme por meio de uma agente de saúde, que ao visitar a família, constatou o fato.

“Nosso trabalho é intersetorial, temos a nossa base de dados em que as informações são inseridas pelas unidades de ensino, mas é de fundamental importância essa parceria com as secretarias de saúde e assistência social. Veja que nesse caso tivemos sucesso, pois foi uma servidora da saúde que nos passou a demanda”, ressaltou.

A localização da família aconteceu no último dia D,  quando as equipes da estratégia realizam o trabalho de identificação dos alunos que não estão frequentando a escola durante as visitas técnicas.

“Essas crianças já estão matriculadas, estão estudando. Para nós é motivo de muito alegria conseguir trazê-las de volta à escola. Com o apoio das demais secretarias, providenciamos o que foi necessário em termos materiais, roupas e calçados para que esses alunos pudessem retomar os estudos da melhor maneira”, salientou um integrante da estratégia Busca Ativa Escolar.

A família disse à equipe da BAE que mudou de estado e, por motivos de trabalho do genitor, que é vaqueiro, e por conta da pandemia, dificultou a ida dos filhos à escola.