COVID-19: 124 pessoas já foram imunizadas em Nova Venécia

A expectativa é que as 252 doses sejam aplicadas até o final desta sexta-feira (22).

A Prefeitura de Nova Venécia por meio da Secretaria de Saúde já imunizou ao todo 124 pessoas do grupo prioritário, que contempla os idosos institucionalizados e profissionais de saúde com a vacina da CoronaVac produzida pelo laboratório chinês, Sinovac, em parceria com o Instituto Butatan.

A vacinação contra a Covid-19 começou nesta quarta-feira (20) e imunizou 72 pessoas. Até à tarde desta quinta-feira (21), mais 52 profissionais de saúde que atuam no Hospital São Marcos receberam a dose da vacina. As doses chegaram ao município através da Regional Norte de Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde (SESA). “Esperamos até à tarde desta sexta-feira (22), imunizar todas as 252 pessoas estipuladas pelo cronograma de vacinação do Ministério da Saúde nesta primeira etapa. Seguimos aguardando a segunda remessa para imunizar mais pessoas do grupo de risco. Essa remessa, assim como o cronograma oficial de vacinação de toda a população, não tem data definida”, disse o secretário de Saúde de Nova Venécia.

Novas doses da vacina

A chegada de novas doses da vacina contra o coronavírus ao Espírito Santo depende de uma série de fatores nacionais e internacionais. Isso porque a produção vem sendo atrapalhada devido à falta de insumos no país, a relação do Brasil com a China, a liberação de novos lotes pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além dos desencontros do governo federal sobre o tema.

O Espírito Santo recebeu cerca de 101 mil doses. Por conta disso, o governo capixaba vem se articulando e já negocia com outros laboratórios na tentativa de agilizar a chegada de outros imunizantes ao Estado.

Foto Legenda: Técnico de Enfermagem, primeiro profissional imunizado no Hospital São Marcos.