Conselho Municipal de Educação formaliza aprovação do Plano de Retomada do Ano Letivo 2021

Membros do Conselho Municipal de Educação elaborando seu parecer relativo ao Ano Letivo de 2021

Na manhã desta quinta-feira, 30, o Conselho Municipal de Educação de Nova Venécia (CMENV) formalizou a aprovação do Plano de Retomada do Ano Letivo 2021 e validou os instrumentos de registro sistematizado dos dados relativos à escolarização do aluno. Para conclusão dos trabalhos, que dependiam da análise, estudo e leitura de muitos documentos, foi necessária a realização de duas sessões: uma no dia 23 e outra hoje, 30.

O Parecer 01/2021 é favorável que, excepcionalmente, devido à pandemia da Covid19, na rede municipal, o Ano Letivo de 2021, a frequência e avaliação compreendeu um ciclo contínuo, sendo: o 1º trimestre – através da  Atividade Pedagógica Não Presencial (APNP), totalmente não presencial; o 2º trimestre – através da Atividade Pedagógica Não Presencial (APNP), Modalidades Avaliativas e Plano de Intervenção Pedagógica (PIP), não presencial e presencial por revezamento; e a partir da Aplicação da  Avaliação Diagnóstica foi realizado o Plano de Intervenção Pedagógica (PIP), que poderá ser considerado como um dos instrumentos avaliativos nos 2º e 3º trimestres.

Por meio da Resolução 01/2021, o Conselho Municipal também ressaltou a necessidade do Sistema Municipal de Ensino garantir a todos os estudantes, os Direitos de Aprendizagem definidos na Base Nacional Comum  Curricular (BNCC), garantir a formação continuada de professores e investir na revitalização das Bibliotecas Escolares.

A presidente do Conselho agradeceu a disposição dos membros na realização dos trabalhos. “Os documentos foram aprovados depois de uma análise criteriosa de todo histórico documental produzido pela Secretaria Municipal de Educação, a partir dos quais pudemos chegar à conclusão pela aprovação”, frisou a professora.